Datas comemorativas da gastronomia para usar e abusar

Listamos as datas comemorativas mais interessantes da gastronomia e ainda reunimos dicas para você celebrar novos picos de vendas no restaurante. Vem ver!

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Se você está procurando maneiras diferentes de impulsionar as suas vendas, saiba que há um calendário inteiro de oportunidades para explorar: as datas comemorativas da gastronomia são muitas – a exemplo do Dia dos Namorados e daqueles que celebram receitas específicas!

E, com planejamento e criatividade, é possível aproveitá-las para atrair os clientes e elevar os lucros.

O calendário gastronômico vai além dos feriados tradicionais, tornando-se uma ótima pedida até para as temporadas de menor movimento, além disso, comemorar momentos que tenham a ver com o nicho do seu negócio pode contribuir para fortalecer o posicionamento da sua marca e engajar um público cativo.

Querendo começar o quanto antes? Neste artigo, você encontra uma lista completíssima de datas para você incluir no calendário por aí e mais dicas legais demais! Continue lendo.

90 melhores datas comemorativas da gastronomia

Se você quer saber quais são as datas comemorativas do ramo da alimentação ou, na verdade, quais datas comemorativas – relacionadas à gastronomia ou não – podem ser aproveitadas para atrair fregueses para um restaurante, dá uma olhada no cardápio aqui embaixo!

Janeiro

1º de janeiro – Ano Novo
2 de janeiro – Dia Nacional do Confeiteiro
4 de janeiro – Dia Nacional do Espaguete
20 de janeiro – Dia Mundial do Queijo
26 de janeiro – Dia Nacional da Gula
30 de janeiro – Dia Nacional da Saudade

Fevereiro

1º de fevereiro – Dia Nacional do Tomate
10 de fevereiro – Dia Mundial das Leguminosas
14 de fevereiro – Dia de São Valentim (Valentine's Day ou Dia dos Namorados nos Estados Unidos)
27 de fevereiro – Dia Mundial do Morango
28 de fevereiro – Dia Mundial da Ressaca

Em fevereiro ou março todos os anos – Carnaval

Março

8 de março – Dia Internacional da Mulher
11 de março – Dia Nacional da Pipoca
15 de março – Dia Mundial do Consumidor
17 de março – Dia de São Patrício (St. Patrick's Day; data da tradição irlandesa, famosa entre os cervejeiros!)
20 de março – Dia Mundial Sem Carne
20 ou 21 de março (a depender do ano) – Início do Outono
21 de março – Dia Nacional do Pão Francês
26 de março – Dia Nacional do Cacau

Em março ou abril todos os anos – Páscoa

Abril

1º de abril – Dia da Mentira
3 de abril – Dia Mundial da Saúde
13 de abril – Dia Internacional do Beijo
14 de abril – Dia Mundial do Café (veja tipos de café em outro artigo Abrahão Goomer!)
24 de abril – Dia Nacional do Churrasco
24 de abril – Dia Nacional do Chimarrão
24 de abril – Dia Internacional do Milho
28 de abril – Dia Nacional da Sogra

Maio

1º de maio – Dia Internacional do Trabalho
10 de maio – Dia Nacional do Cozinheiro
18 de maio – Dia Mundial do Coquetel
22 de maio – Dia Nacional do Pudim
25 de maio – Dia Mundial do Orgulho Nerd
28 de maio – Dia Internacional do Hambúrguer (Se quiser conhecer vários tipos de hambúrguer, temos outra leitura para você)
30 de maio – Dia Mundial da Batata Frita

No 2º domingo de maio todos os anos – Dia das Mães

Junho

1º de junho – Dia Mundial do Leite
12 de junho – Dia dos Namorados (no Brasil)
15 de junho – Dia Internacional do Homem
18 de junho – Dia Mundial da Gastronomia Sustentável
20 ou 21 de junho (a depender do ano) – Início do Inverno
24 de junho – Dia de São João (nacional)
28 de junho – Dia Internacional do Ceviche
28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT

No 2º domingo de maio todos os anos – Dia Nacional do Vinho

Julho

6 de julho – Dia Nacional da Gastronomia Mineira
7 de julho – Dia Mundial do Chocolate
8 de julho – Dia Nacional do Panificador
10 de julho – Dia Nacional da Pizza
13 de julho – Dia Mundial do Rock
20 de julho – Dia do Amigo (data mais popular no Brasil)
24 de julho – Dia Internacional da Tequila
26 de julho – Dia Mundial dos Avós

Agosto

5 de agosto – Dia Mundial da Ostra
11 de agosto – Dia Nacional do Garçom
15 de agosto – Dia Nacional dos Solteiros
17 de agosto – Dia Nacional do Pão de Queijo
25 de agosto – Dia Nacional do Feirante
31 de agosto – Dia Internacional do Bacon

Na 1ª sexta-feira de agosto todos os anos – Dia Internacional da Cerveja
No 2º domingo de agosto todos os anos – Dia dos Pais

Setembro

5 de setembro – Dia Mundial do Irmão
7 de setembro – Independência do Brasil
9 de setembro – Dia Mundial do Cachorro-Quente
10 de setembro – Dia Nacional do Brigadeiro
13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça
15 de setembro – Dia Nacional do Cliente
21 de setembro – Dia Mundial da Gratidão
22 ou 23 de setembro (a depender do ano) – Início da Primavera
22 de setembro – Dia Nacional da Banana
23 de setembro – Dia Nacional do Sorvete
29 de setembro – Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos

Outubro

1º de outubro – Dia Internacional da Música
1º de outubro – Dia Mundial do Vegetarianismo
9 de outubro – Dia Nacional da Sobremesa
12 de outubro – Dia Nacional das Crianças
15 de outubro – Dia Mundial do Professor
16 de outubro – Dia Mundial do Pão
31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)

Novembro

1º de novembro – Dia Mundial do Veganismo
1º de novembro – Dia Internacional do Sushi
3 de novembro – Dia Mundial do Sanduíche
10 de novembro – Dia Nacional do Trigo
20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

Na última sexta-feira de novembro todos os anos – Black Friday

Dezembro

8 de dezembro – Dia Internacional da Família
21 ou 22 de dezembro (a depender do ano) – Início do Verão
25 de dezembro – Natal (confira algumas ideias de cardápio para ceia de Natal no restaurante)
31 de dezembro – Véspera de Ano Novo

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Ao planejar o seu calendário gastronômico, leve em consideração que algumas datas podem até não ser feriados nacionais, mas, ainda assim, servem como ótimos motivos para celebrar e fazer, por exemplo, combos promocionais.

Principalmente se o seu negócio tiver tudo a ver com elas!

E quando o assunto são as datas comemorativas das gastronomia, vá além do óbvio: procure se diferenciar explorando outras datas importantes para barzinhos e restaurantes, como o Dia da Cerveja ou o Dia do Vegetarianismo – que pode se encaixar com o lançamento do seu cardápio vegano, né?!

Aproveite também celebrações mais específicas da sua região, o aniversário da sua cidade ou algumas festividades típicas, só que sem ficar de olho em eventos nacionais ou globais que tendem a gerar muita mobilização, como as grandes mobilizações esportivas.

Você ainda pode se programar para apoiar campanhas sociais, a exemplo do Outubro Rosa – voltado à conscientização sobre o câncer de mama – e do Dia do Doador de Sangue, promovendo ações que fortaleçam também o seu compromisso social.

Sempre se organize com antecedência!

Como preparar um cardápio de datas comemorativas para restaurante?

Encerre o ano anterior ao do calendário já fazendo um bom planejamento e averiguando, sobre cada data que você pretende comemorar, se é o caso de incluir pratos novos no cardápio, de trazer ingredientes diferentes para dentro da cozinha, de mudar a apresentação de receitas já existentes e de adaptar a operação para produzir em maior demanda.

Além disso, a depender dos planos, ainda pode ser necessário treinar a equipe, comprar e montar uma decoração específica e realinhar prazos com fornecedores do restaurante.

Sem falar dos investimentos, principalmente de tempo, que você vai precisar ter com propagandas criativas!

E lembre-se: experiência é tudo. Datas comemorativas costumam carregar muito simbolismo, representatividade e memória afetiva, por isso, são ótimas oportunidades para criar ou fortalecer o vínculo com o público-alvo, fidelizando clientes para o seu restaurante.

Já pensou ser o lugar que uniu um casal pela primeira vez no Dia do Beijo?

A seguir, você vai descobrir os melhores caminhos para colocar tudo plano em prática e comemorar esse sucesso!

6 dicas para alavancar as vendas no restaurante em datas comemorativas

Tendo feito o seu calendário completo e dado início aos preparativos com antecedência, para ter resultado explorando cada data escolhida, é importante oferecer diferenciais aos fregueses, divulgar devidamente as iniciativas e instigar o interesse da galera, inclusive através de ofertas tentadoras.

Separamos as dicas mais infalíveis, dê uma olhada.

1. Crie promoções exclusivas

Nada como uma boa ideia de promoção para brilhar os olhos dos clientes! Melhor ainda se a oferta for exclusiva para aquela data especial! No seu calendário gastronômico, cupons de desconto, combos de lanches ou outras refeições vendidos a um preço camarada e até brindes têm espaço reservado.

Chegou o Dia dos Avós? Você pode incentivar os netos a levarem a família para almoçar no seu restaurante e oferecer uma refeição pra lá de especial a um custo digno de fidelização! Ou que tal dar uma cortesia no Dia do Amigo para grupos de cinco pessoas ou mais?

2. Aposte em cardápios temáticos

Construa um pequeno menu de pratos diferentes e exclusivos para algumas datas, que tenham a ver com a temática do dia, seja nos ingredientes ou na apresentação do prato.

Talvez você se diferencie montando um cardápio para confeitaria que celebre, de A a Z, o Dia da Sobremesa ou bolando um cardápio kids divertido só para entreter os pequenos no Dia das Crianças.

3. Capriche na decoração e nas atrações

Uma data especial pede um “plus a mais”, como dizem por aí, portanto, vale adequar o ambiente do seu bar ou restaurante para trazer o clima ideal para os clientes se sentirem ambientados ao dia que estão celebrando.

Acrescente detalhes à decoração do espaço em si, mude a música ambiente do restaurante ou o uniforme dos garçons. Você pode criar um ambiente macabro para celebrar o Dia das Bruxas, ter a equipe toda fantasiada em tempos de Festa Junina etc..

Uma decoração instagramável para o restaurante também vai estimular os clientes a tirarem fotos e postarem nas redes sociais, marcando o perfil do seu estabelecimento e ampliando a repercussão!

Seu negócio é delivery? Aposte em pacotes personalizados e embalagens com frases temáticas para levar o clima festivo para a casa do freguês.

4. Prepare uma boa campanha de marketing

Divulgação é tudo! Planeje uma campanha de marketing atrativa, persuasiva e que chegue ao público-alvo em tempo hábil de fazê-lo escolher o seu restaurante para celebrar, em vez da concorrência.

Pense em formas de aumentar o seu faturamento através da propaganda: destaque os diferenciais, os pratos exclusivos, os preços promocionais, as atrações etc..

Na divulgação através das redes sociais, vale considerar sorteios ou brincadeiras sobre o tema para incentivar a interação, o compartilhamento e aumentar a expectativa para a data tão esperada.

Você pode ampliar o alcance contando com apoiadores, o que o(a) leva à leitura do próximo tópico.

5. Faça parcerias

Que tal firmar uma parceria com aquele fornecedor que disponibiliza, justamente, o ingrediente principal do prato que você vai promover?

Você pode comprar com desconto e destacar a marca do fornecedor na descrição do cardápio ou ambos podem divulgar a data comemorativa colaborativamente, alcançando maior público.

Outra dica: busque vínculos com influenciadores digitais, aplicando o marketing de influência no seu restaurante para divulgar seu evento aos seguidores deles ou, então, convidá-los para a data como cortesia para que eles compartilhem a experiência nas redes depois.

6. Preze por um bom pós-vendas

A relação com os clientes não precisa terminar após o pagamento da conta!

  • Peça para que eles avaliem a experiência e já antecipe outros dias especiais ou até sinalize o que você está pensando para a mesma data no ano que vem.
  • Mantenha contato com a turma, seja pelas redes sociais, por e-mail marketing ou pelo WhatsApp, compartilhando seu cardápio digital.
  • Colete feedbacks e utilize cada um deles para direcionar suas novas ações no futuro e manter seus consumidores engajados, ansiosos pela próxima data especial.

E em cada iniciativa, tanto no pré quanto no pós, crie o chamado “senso de oportunidade”: o diferencial de uma data comemorativa é que ela não dura para sempre, então, desperte um desejo nos seus fregueses de fazer parte da celebração, marcando presença em algo único.

Ah, abra reservas antecipadas, mostrando que o momento é concorrido!

Escolha agora as datas que mais têm a ver com seu negócio, a sua estratégia comercial e os hábitos de consumo do foodservice, abuse da criatividade e aproveite.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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