Para garantir o controle de qualidade de alimentos no ramo de restaurantes, é preciso padronizar todas as etapas que envolvem a elaboração dos pratos, desde o recebimento dos ingredientes até o atendimento e a supervisão sanitária de todos os processos.
Para isso, priorize algumas características sensoriais e fatores que envolvem o processo de realizar a refeição, como:
- sabor dos alimentos;
- aparência e apresentação do prato;
- conforto do ambiente;
- preparação da equipe de atendimento; e
- segurança higiênico-sanitária.
A segurança sanitária é o principal item que deve ser levado em conta, já que garante que os alimentos são seguros para consumo e não vão causar nenhuma doença alimentar por contaminação de bactérias ou fungos.
Entender como realizar o controle de qualidade na produção de alimentos é essencial para o crescimento do seu negócio, por isso, não se preocupe! Vamos explicar, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
O que é controle de qualidade de alimentos?
A qualidade não é apenas sobre o sabor e a aparência dos pratos servidos, mas também sobre garantir que todas as refeições vendidas sejam seguras para o consumidor, que o ambiente seja agradável e que haja um bom atendimento.
Para garantir a qualidade total dos produtos e serviços oferecidos, é necessário analisar e controlar alguns aspectos com frequência. Conheça quais são eles e como devem ser avaliados!
Aspectos sensoriais
O ponto chave de um restaurante, lanchonete ou cafeteria é agradar o cliente através de refeições que alcancem as expectativas de sabor, odor e aparência. Por isso, antes de um prato entrar para o cardápio, é preciso planejar, desde a sua receita até a sua apresentação.
A maneira como é servido – em um recipiente adequado, funcional e bem decorado – e os acompanhamentos precisam combinar entre si e chamar a atenção, entregando uma experiência gastronômica que agrade e garanta a qualidade do menu!
Ao satisfazer os sentidos sensoriais, como visão, paladar, tato e olfato, você vai estar conquistando o consumidor em um dos conceitos que, muitas vezes, definem como o negócio é visto e lembrado.
Mas não para por aí! A apresentação do prato é tão importante quanto a organização do ambiente e da equipe. Então, continue lendo para entender um pouco mais sobre esse ponto fundamental!
Características de serviço
Além da experiência sensorial, as pessoas procuram por ambientes confortáveis, tranquilos e limpos para transformar a alimentação em um momento alegre e prazeroso, muitas vezes compartilhado com amigos e família.
Inclusive, investir em um espaço adequado e bem decorado é uma boa estratégia! Já que restaurantes temáticos ou instagramáveis vem conquistando público e atraindo cada vez mais consumidores.
Esses locais despertam a curiosidade e apresentam um diferencial em relação à concorrência, por isso ganham popularidade com mais facilidade!
Para garantir um bom atendimento a todos os públicos que frequentam o seu negócio, realize treinamento com os garçons com frequência. Simpatia e educação são características essenciais para a qualidade de um serviço.
E, para avaliar como o seu negócio está evoluindo nesse quesito, você pode contar com a ajuda da sua própria clientela! Uma pesquisa de satisfação pode ser útil para avaliar quais pontos você pode desenvolver melhor para tornar o ambiente mais agradável.
Regulamentação
Estar dentro da lei é obrigatório para qualquer estabelecimento, principalmente no setor de alimentação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um dos principais órgãos que regulamentam e fiscalizam o cumprimento das normas nesse ramo.
A Regulamentação nº 216 (RDC 216) é uma das legislações que tem como função estabelecer normas de boas práticas para o preparo dos alimentos, garantindo a segurança higiênico-sanitária em todas as etapas da produção de um prato, e isso inclui:
- regras de manipulação e higiene dos manipuladores;
- estrutura física do ambiente;
- uso de EPIs para a cozinha;
- controle de pragas;
- manejo de resíduos; e
- documentações e registros essenciais que devem estar em dia!
Mas, afinal, o que são as regras de higiene e por que precisam ser seguidas?
Normas higiênico-sanitárias
Quando o assunto é alimentação, é preciso se certificar de que todo prato servido é seguro e livre de contaminações que podem levar a danos na saúde do consumidor.
A falta de qualidade, principalmente quando relacionada à higiene, pode causar doenças como intoxicação alimentar e crises alérgicas, por isso é tão importante ficar atento e checar se as normas estão sendo cumpridas a fim de prevenir contaminações de alimentos.
Dessa forma, fazer o controle do nível de qualidade dos pratos elaborados, desde a escolha de fornecedores dos ingredientes e recebimento dos alimentos até o momento que a refeição chega à mesa do cliente, é imprescindível num controle de qualidade de excelência.
A Anvisa determina diversas normas para garantir esse direito do consumidor, a exemplo de:
- políticas de lavagem das mãos, de equipamentos e utensílios;
- regras sobre uniformes; e
- uso de adornos e outras diretrizes que garantem a segurança e qualidade no setor de alimentos.
Mas, caso o seu restaurante ainda não tenha um padrão de qualidade definido e não esteja cumprindo com esses elementos essenciais, a gente ensina você a descobrir por onde começar!
Como implementar o controle de qualidade no setor de alimentos?
O primeiro passo é organizar a equipe e observar quais fatores sensoriais, de serviço, regulamentares e higiênicos já existem no seu negócio e quais precisam ser implementados.
Algumas estratégias que podem ajudar a realizar as alterações necessárias são:
- elaborar planilhas que contenham os principais processos de qualidade;
- avaliar quais estão sendo cumpridos e quais precisam ser regularizados;
- realizar um treinamento com todos os funcionários para explicar e organizar como vão ser feitas as adequações;
- dividir as funções de controle de qualidade entre a equipe;
- elaborar um POP de alimentos e um Manual de Boas Práticas;
- analisar todos os documentos regularmente e fazer ajustes sempre que houver mudanças nos processos.
A falta de organização pode levar a erros que ocasionam a insatisfação do seu público. Então, que tal descobrir como manter uma qualidade constante no seu negócio?
Como manter a qualidade dos alimentos?
Quando o restaurante já atingiu todas as metas de qualidade impostas pela legislação e garantiu a satisfação dos clientes, é muito mais fácil manter o padrão e realizar avaliações frequentes para assegurar que tudo continua como deveria.
Para isso acontecer de forma efetiva, é preciso que todos os processos e etapas da produção estejam bem definidos e devidamente documentados, assim como a padronização de receitas, de treinamentos e a fiscalização regular dos processos.
O Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) podem ajudar nessa tarefa, já que são documentos obrigatórios produzidos pelo restaurante que descrevem detalhadamente como cada processo é realizado.
Nesses documentos constam, não apenas a descrição do preparo dos pratos do cardápio, como também:
- instruções de limpeza de equipamentos;
- relatórios sobre controle de pragas;
- qualidade da água; e
- monitoramento de funções como limpeza e saúde dos funcionários.
Outra técnica para manter a qualidade de um alimento é cuidar dos locais de armazenamento. Por essa razão, é importante saber organizar o estoque de alimentos e estar atento à temperatura correta dos ambientes e dos refrigeradores.
Esses são só alguns dos fatores que influenciam na qualidade dos produtos e serviços e que devem ser avaliados com frequência.
Esperamos que a maioria das suas dúvidas – senão todas – tenham sido sanadas neste artigo, mas, caso ainda precise de ajuda, existem profissionais qualificados que prestam consultorias para restaurantes e podem dar uma mãozinha! Boa sorte!
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