Que não há como negar que a pizza é um dos pratos mais amados do mundo, você já sabe. Mas será que você sabe como servir um rodízio de pizza de forma a reforçar ainda mais esse amor? Para servir o rodízio de pizza perfeito, você deve:
- Oferecer um ambiente agradável
- Ter uma boa quantidade de funcionários
- Criar um cardápio diversificado
- Conhecer o público da sua região de atuação
- Usar equipamentos de qualidade
Se você quer ótimas dicas para que o seu rodízio de pizzas tenha sucesso, continue lendo este artigo. Conhecendo bem o modelo de negócio e tendo atenção aos detalhes, temos certeza que sua pizzaria tem tudo para dar certo!
O que é rodízio de pizza
Segundo dados da Veja São Paulo, a primeira vez que um rodízio de pizza funcionou foi em 1976, quando o empresário Sérgio Della Crocci criou uma pizzaria nesse modelo na cidade. A ideia de cobrar um terço do valor de uma pizza para os clientes comerem à vontade quantas fatias de quantos sabores pudessem aguentar deu certo.
Apenas dois anos depois, o então Grupo Sérgio já tinha cinco filiais em São Paulo. Em torno de 15 mil clientes formavam filas em frente aos seus estabelecimentos por semana. Depois que o clima de novidade passou, a rede perdeu clientes, trocou o foco para buffets e encerrou as atividades no fim dos anos 1990.
O que queremos dizer com isso é que, sim, o rodízio de pizza é uma ótima ideia para esse público que vê vantagem em pagar um valor fixo para comer quantas fatias de pizzas quiser, experimentando vários sabores.
Entretanto, só oferecer muita pizza não é a única coisa que mantém esse tipo de negócio funcionando.
Como funciona um rodízio de pizza
Basicamente, os rodízios de pizza atuam com um valor fixo para um cardápio específico. Assim, pagando um único valor, o cliente pode escolher a quantidade que quiser (e aguentar) comer.
Hoje em dia, já existem rodízios com outros tipos de alimentos, como massas, carnes, bem como para restaurante japonês, mexicano, árabe, de comida de boteco e por aí vai. Muitas pizzarias, inclusive, oferecem outros alimentos no rodízio além das pizzas.
O que mais chama a atenção dos consumidores nesse tipo de negócio é o valor pago para “comer infinitamente” e também o acesso a uma grande variedade de sabores. Poder experimentar um pouco de tudo que a casa oferece enche os olhos e atrai quem gosta de comer grandes quantidades e variedades de comida por um preço justo.
Como servir um rodízio de pizza perfeito
Para não ter prejuízos nesse tipo de negócio, é necessário que você planeje muito bem os seus passos, observando detalhes importantes na hora de servir.
1. Observe a adesão do público da região
Verifique se as pessoas da região onde sua pizzaria vai funcionar costumam consumir rodízio. Se você estiver em um local em que as pessoas preferem pedir delivery ou à la carte, seu negócio tem chances de não dar certo. Faça uma pesquisa antes de implementar o rodízio de fato.
Se notar que é uma boa região para investir nessa ideia, também invista no marketing da sua pizzaria para que as pessoas saibam que seu negócio existe!
2. Tenha um cardápio diversificado
Para além de uma grande variedade de sabores, se pergunte se o seu cardápio de pizzaria atende variados gostos, como o das crianças, vegetarianos, veganos, celíacos etc. E se as pizzas são preparadas de formas variadas também, não apenas em fornos comuns, mas em forno à lenha por exemplo.
Mostre que você entende de pizzas e ofereça a melhor gama que puder, indo além dos sabores.
3. Invista em equipamento de qualidade
Pense na agilidade que o seu salão terá que ter quando estiver lotado e com pessoas esperando sabores diversos de pizzas chegarem às mesas sem demora. Para isso, você precisa contar com equipamentos que deem conta da demanda.
4. Conte com uma equipe qualificada e suficiente
Se a demanda é forte, você também precisa contar com profissionais em quantidade suficiente para fazer essa maratona acontecer. Certifique-se também de que todos os garçons conhecem todos os sabores e diferenciais das pizzas para atender o público com profissionalismo.
Faça treinamentos antes de colocar a equipe para atender, padronizando o atendimento, para que todos sejam gentis e, além de conhecerem dos pratos, consigam tornar o ambiente agradável. Falando nele…
5. Planeje um ambiente agradável
Além de contar com gente animada e simpática na equipe para servir todo mundo bem, é importante que o ambiente seja aconchegante.
Um fator essencial para permitir que isso aconteça é pensar que seu salão terá uma alta movimentação de garçons servindo as pizzas. Para que eles não esbarrem uns nos outros nem nos clientes, delimite bem os espaços para que todo mundo consiga se movimentar sem aperto.
Também pense na decoração e nas cores, de forma que, ao olhar para o ambiente, as pessoas sintam que ele é um local limpo e organizado. A segurança de sentir que está em um ambiente que é bem cuidado proporciona bem-estar.
Custo para servir um rodízio de pizza
Uma pergunta que você deve estar se fazendo é se um rodízio de pizza vale a pena. Afinal, além do investimento inicial, que fica em torno de R$ 50 a R$ 70 mil, dependendo da estrutura, é necessário fazer investimentos constantes em pagamentos de salários, manutenções de máquinas, compras de materiais utilizados pelos clientes nas refeições e também utensílios dos funcionários para o preparo dos pratos e atendimento.
Sim, vai valer a pena se a gestão financeira do seu restaurante conseguir administrar receitas e despesas separando um total para o lucro líquido e um total como capital de giro para atender essa rotina.
Sem contar que você vai precisar saber gerenciar esse lucro para fazer futuros investimentos, como aprimoramentos na estrutura e expansão do negócio se notar que a pizzaria ainda pode dar maiores resultados.
Quanto cobrar por um rodízio de pizza
Já para encontrar o preço do rodízio, vamos pensar o seguinte: em média, quem decide ir a um rodízio, não vai comer menos de oito fatias de pizza. Então, vamos supor que o valor que você cobra por uma pizza grande é R$ 60, que o número de fatias dessa pizza grande é 12 e que, portanto, o preço por fatia é R$ 5.
Suponha que o cliente comeu oito fatias (isso varia, pode ter alguém que coma até 20 fatias, mas vamos atuar com esse valor médio). Ao multiplicar esses oito pedaços consumidos pelo valor da fatia, temos R$ 40. Pensando que você já teria lucro ao vender uma pizza de 12 fatias à la carte por R$ 60, nesse caso, com certeza você seguirá tendo lucro, afinal, o cliente consumiu R$ 40 já com lucro e pagou R$ 60.
Mas, no caso do cliente que consome 20 fatias e pagou os mesmos R$ 60 pelo rodízio, cada fatia saiu por R$ 3.
Esse valor pode se aproximar do seu custo sem lucro ou com lucro menor que o esperado. Por essa razão, podemos dizer que a margem de lucro em restaurantes que servem rodízio é baixa e, por isso, você precisa atuar pensando que existirá essa margem de lucro diferente para quem consome mais
Segundo a consultoria ECD Food Service, a margem de lucro para rodízios de pizza fica entre 11% e 13%. Além do maior custo com matéria-prima e da inflação dos alimentos, você deve observar os preços praticados pela concorrência e evitar ao máximo repassar aumentos ao consumidor para que consiga manter uma boa quantidade de clientes no seu salão.
Com o tempo, você vai entendendo a dinâmica do seu restaurante e consegue mapear:
- Quais sabores saem mais
- Qual o número médio de fatias consumidas por pessoa
- Quais sabores satisfazem mais rápido
- Quais sabores levam os clientes a pedirem mais bebidas (que são um complemento nas suas vendas)
Além disso, você pode contar com a tecnologia para aumentar as vendas e garantir a lucratividade nesse modelo de negócio, quer ver?
Como aumentar as vendas do rodízio de pizza
A forma que você apresenta o cardápio pode ajudar a reduzir custos e aumentar as vendas. Já imaginou não precisar contratar tantos garçons para atender à demanda de clientes? Com um cardápio digital para pizzaria, isso é possível!
A ideia de implementar um rodízio de pizza começa a valer muito a pena quando você usa a tecnologia a seu favor. Além de não precisar de garçons para solicitar as pizzas desejadas, ao fazer os próprios pedidos pelo cardápio digital, os clientes costumam pedir mais!
Estima-se que as vendas, quando feitas por um cardápio digital, aumentem em até 40%. Sem contar que o cliente pode pagar diretamente pela tela em que realizou o pedido, sem contato com garçom ou com a maquininha na hora de encerrar a conta e com maior agilidade.
Oferecer modernidade ao seu rodízio de pizza pode ser a chave para aumentar seus lucros e manter o negócio funcionando e evoluindo.
Agora que você já sabe os principais cuidados que deve ter sobre como servir um rodízio de pizza, recomendamos que faça um bom planejamento antes de começar e que tenha paciência nos primeiros meses. Com foco, seu negócio tem tudo para ser um sucesso!
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