Como montar um restaurante do zero: guia completo

Saiba agora como montar um restaurante do zero, seguindo os passos práticos deste artigo para transformar o seu sonho gastronômico em realidade.

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Imagem do balcão de um restaurante.

Seu caminho para montar um restaurante do zero vai depender de planejamento cuidadoso, dedicação e conhecimento do mercado, bem como de compreensão do público-alvo do seu empreendimento e de como oferecer uma experiência que faça a turma voltar.

O setor de alimentação é altamente competitivo, mas estar nele também é extremamente gratificante, afinal, um bom restaurante se torna espaço de encontro para as pessoas tanto quanto um lugar onde memórias são criadas e experiências são vividas, então, arregace as mangas e mãos à obra!

Leia este artigo para mergulhar nas principais etapas rumo ao sucesso!

Como criar um restaurante de sucesso? Passo a passo completo

Para montar um restaurante do zero, comece sua trajetória planejando o máximo que puder, estudando sobre todas as licenças necessárias para abrir um restaurante, executando a melhor pesquisa de mercado possível e escolhendo o conceito da sua casa nova.

Faça uma boa pesquisa de mercado

Na hora da pesquisa de mercado, explore outros estabelecimentos gastronômicos das regiões que estiver pensando em buscar seu ponto comercial, observe quais tipos de cozinha são mais populares, os preços praticados e os horários de maior movimento.

Outra sugestão é analisar as avaliações online deixadas por frequentadores dos espaços concorrentes.

Já vá pensando no conceito do estabelecimento

Para a escolha do conceito, por sua vez, pense na atmosfera que você deseja criar e naquilo que sabe fazer de melhor. Aqui estão algumas perguntas que você deve responder para ter um norte no início:

  • Quais são as necessidades e preferências do meu público-alvo?
  • Que tipo de experiência gastronômica eles estão buscando?
  • Existe uma lacuna no mercado que eu possa preencher?
  • Qual é o tema ou conceito do meu restaurante?
  • Que tipo de culinária vou oferecer?
  • Como quero que os clientes se sintam ao visitar meu restaurante?

Encaminhadas as primeiras fases, a próxima etapa vai ser o plano de negócios completinho!

Elabore seu plano de negócios

Seu plano de negócios precisa conter detalhes sobre todos os outros processos desta lista, visão e missão do restaurante, objetivos e, preferencialmente, uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do nicho de atuação.

  • Visão e missão: é o propósito do seu restaurante e o que você deseja alcançar a longo prazo. Para se tornar o melhor restaurante do pedaço, por exemplo, sua missão precisa ser oferecer uma food experience moderna e acolhedora.
  • Objetivos: nada mais são do que metas mensuráveis e atingíveis, como obter uma determinada receita mensal ou um determinado número de clientes por dia.
  • Análise FOFA: conhecida como “SWOT”, em inglês, fazê-la significa identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.

Tudo isso ajuda a entender melhor seu posicionamento no mercado e a planejar estratégias para crescer.

Aí sim, escolha o local

Tendo explorado mais de um bairro ou quarteirão e feito as análises e definições necessárias, corra atrás das suas chaves, ou melhor, escolha o seu ponto comercial! Faça isso pensando em pelo menos três aspectos: acessibilidade, visibilidade e concorrência.

  • Acessibilidade – o local deve ser de fácil acesso para os clientes, ter estacionamento disponível ou estar perto de ruas nas quais é permitido estacionar ou, pelo menos, ficar perto de estações e paradas de transporte público.
  • Visibilidade – seu restaurante é facilmente visível por quem passa na rua ou está escondido atrás de árvores, muito recuado em relação à calçada ou em uma área de alto tráfego na qual ninguém pára ou passa a pé?
  • Concorrência – muitos estabelecimentos similares na mesma área pode ser algo positivo para você atrair clientes que buscam opções ou representar mais chances de perder gente para o vizinho.

Avalie prós e contras!

Obtenha todas as licenças e permissões para operar

Contando com outro artigo aqui do blog da Abrahão, faça uma lista de licenças obrigatórias para abrir restaurante e providencie todas elas. Nem pensar em começar a operar sem tê-las, pois isso pode causar problemas para você, para os funcionários e para os consumidores.

Aproveite e verifique outras exigências de órgãos públicos locais para garantir que você esteja totalmente em conformidade no dia de inauguração do restaurante.

Crie seu cardápio!

O cardápio é cartão de visitas da sua casa, além de funcionar como uma vitrine, então capriche!

Ofereça uma boa variedade de pratos que atendam aos diferentes gostos e preferências sem perder a originalidade, coloque a qualidade sempre em primeiro lugar, trabalhe cautelosamente a precificação para garantir valores competitivos e rentáveis e converse com os cozinheiros sobre a apresentação dos pratos.

E, pensando que muita gente por aí volta a um restaurante só porque gostou do menu – formato, layout, textos, fontes, cores e formas –, que tal já começar com o pé direito e investir em cardápios digitais para conquistar a galera?

Trace algumas estratégias de marketing

Aproveite a implementação de um cardápio inteligente, transformando-a em motivo para publicações nas redes sociais! Em paralelo, trace outras estratégias de marketing que vão lhe garantir presença online, a exemplo de:

  • abrir uma página no Google Meu Negócio para informar horários de funcionamento, localização e contatos;
  • publicar fotos atraentes e verdadeiras dos pratos e das bebidas no Instagram e no Facebook;
  • gravar vídeos divertidos e virais para o TikTok;
  • fazer promoções exclusivas para os seguidores e um programa de fidelidade personalizado;
  • transmitir sua inauguração ao vivo (live), informando com antecedência sobre o evento através de postagens;
  • firmar parcerias com influenciadores e outras empresas para aumentar ainda mais a divulgação do seu restaurante;
  • investir em anúncios pagos devidamente segmentados; e
  • criar um site fácil de visualizar também pelo celular.

Obs.: otimize seu site com frases e palavras-chave relevantes e diretamente ligadas à atuação do seu negócio, como “[estilo do restaurante] em [nome da cidade]” ou “[tipo de culinária] em [nome da cidade]”. Isso dá mais chances de ele ser encontrado em sites de busca.

E não se esqueça de incluir cada centavo nos cálculos do orçamento inicial!

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É caro abrir um restaurante?

O custo estimado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para abrir um “por quilo” com uma área de 200 m², recebendo 150 clientes por dia, gira em torno de R$ 120 mil, mas o valor da abertura de outros tipos de estabelecimentos gastronômicos pode alcançar ou até ultrapassar os R$ 500 mil, exceto se atenderem apenas delivery.

Outro artigo publicado no blog da Abrahão aponta, em detalhes, quanto custa abrir um restaurante, enquanto a lista abaixo aponta alguns montantes a se levar em consideração ao ponderar o que é necessário gastar para abrir um restaurante.

  • Locação + reforma
  • Seguro do imóvel
  • Vigilância
  • Equipamentos
  • Decoração
  • Contas fixas
  • Salários e encargos
  • Compra de insumos
  • Cardápio
  • Marketing

Quanto à margem de lucro, em geral, espera-se que ela gire entre 10% e 15%, mas quanto maior, melhor. Para calcular, subtraia seus custos operacionais da sua receita total e divida o resultado novamente pela receita total, multiplicando o valor por 100 em seguida.

Quer aumentar as chances de retorno? Anote as dicas que vêm a seguir!

10 melhores dicas e ideias para montar um restaurante

Do nome ao menu, aqui estão sugestões para você conseguir destacar seu negócio e atrair mais clientes.

  1. Escolha um nome marcante: seu restaurante precisa de um nome que seja fácil de lembrar e pronunciar e que reflita o conceito adotado para sua culinária e estética.
  2. Facilite o fluxo no espaço: organize mesas, cadeiras e outros móveis de maneira a simplificar o fluxo de clientes e funcionários, garantindo eficiência no atendimento.
  3. Solte o som: tire um tempo para criar playlists de músicas de restaurante adequadas e reproduza as faixas num bom sistema de som e em volume adequado, pois isso melhora a experiência dos clientes.
  4. Ilumine o espaço: instale um sistema de iluminação que complemente a atmosfera desejada, seja ela mais intimista ou mais descontraída.
  5. Não exagere na decoração: cuidado com a escolha das cores para as paredes, dos objetos decorativos e até do estofado das cadeiras e das toalhas das mesas. Menos é mais!
  6. Ofereça Wi-Fi gratuito: esta é uma comodidade muito apreciada especialmente por aqueles que precisam trabalhar ou os que desejam compartilhar sua experiência nas redes sociais.
  7. Se possível, reserve um espaço para eventos: faça isso pensando em atrair grupos que precisam fazer reuniões, pessoas interessadas em comemorar aniversário e encontros corporativos.
  8. Não deixe o estoque em segundo plano: sua área de armazenamento dos insumos precisa estar devidamente reformada, ser fácil de acessar, ter prateleiras adequadas etc. Deixar para providenciá-la depois pode ser uma baita dor de cabeça!
  9. Integre sistemas ao máximo: quanto mais integradas as tecnologias que você decidir usar, mais fácil vai ser a sua gestão e o trabalho da sua equipe e mais feliz o cliente fica durante todo o tempo que passa no restaurante.
  10. Adote o cardápio digital: ainda dentro do tema “tecnologias”, simplifique o processo de pedidos através da adoção de um cardápio digital – que você pode até integrar ao seu sistema de gestão! –, agilizando do atendimento ao pagamento.

Adicione uma pitada de criatividade à receita e você vai transformar seu sonho em realidade. Ficamos na torcida!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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