7 dicas para montar um delivery de sucesso

O sistema de vendas por delivery conquista cada vez mais consumidores e se tornou uma ótima oportunidade de lucro. Confira as dicas que preparamos para você fazer parte desse mercado e seus benefícios!

Compartilhe

Como montar um delivery

O delivery é um sistema que, através de uma ferramenta (que pode ser um aplicativo ou um site), possibilita vender seus produtos online, principalmente de restaurantes e mercados.

Atualmente, é uma tendência em expansão que ganha cada vez mais espaço no mercado e no coração dos clientes devido a uma série de benefícios.

Então, se você está pensando em apostar no delivery como fonte de lucro, vá em frente. Esta modalidade vem trazendo resultados incríveis para todos os negócios que decidem investir em aplicativos de entregas.

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos sete dicas de como montar um delivery de comida de sucesso.

1.  Realize um planejamento

Planejar é uma etapa essencial antes de começar qualquer negócio, sendo necessário o estudo e análise do mercado potencial, conhecendo a área em que se pretende atuar para entender melhor as oportunidades.

Busque entender o seu público-alvo, quem são e como atingi-los diretamente por telefone, aplicativo e/ou internet.

Decida qual produto vai entrar no seu cardápio e calcule o investimento necessário em equipamentos e materiais.

Tenha sempre tudo organizado, anotado e com um cronograma para estruturar os seus objetivos. Assim será mais fácil atingir o sucesso.

2.  Tenha um ambiente de trabalho adequado

A vantagem maior desse sistema de vendas é a economia gerada com locação, que pode ser menor e mais funcional.

A cozinha deve ter tamanho o suficiente para que todos trabalhem de forma confortável e organizada. E, é claro, conforme o seu negócio cresce, comece a estudar as possibilidades de mudança de espaço.

Já a localização não importa muito, uma vez que grande parte dos seus consumidores devem surgir através da internet, considerando que seu foco é a entrega.

Porém, lembre-se de que alguns clientes podem ir até o local para realizar retiradas, por isso é bom ter uma infraestrutura apresentável com, no mínimo, balcão, banquetas e um ambiente bem limpo, iluminado e até decorado.

3.  Procure bons fornecedores

Na hora de escolher os fornecedores, opte pelos menores da sua região, pois, além de contribuir com pequenos agricultores da sua cidade, seus produtos normalmente possuem menos agrotóxicos, são mais frescos e mais baratos, ao contrário de grandes distribuidoras.

Lembre-se de controlar o seu estoque para que nada falte e de possuir o contato de mais de um fornecedor para que, em um possível momento de emergência, tenha a quem procurar.

Utilizar ingredientes de origem orgânica, além de ser muito positivo para a saúde, também pode ser uma forma de conquistar clientes, podendo deixar claro que os pratos são elaborados com alimentos orgânicos de pequenos produtores regionais.

4.  Garanta a higiene dos alimentos

Lidar com alimento exige muito cuidado com a higiene, desde a cozinha até o prato que chega na casa do consumidor. A segurança alimentar é regra da ANVISA!

Muito mais do que apenas evitar a fiscalização, você deve prezar pela saúde dos seus clientes, garantindo um boa limpeza dos alimentos, armazenamento adequado e transporte ideal, mantendo as características e sabores de cada ingrediente.

5.  Como montar um cardápio de delivery

Nessa modalidade, o cardápio é o seu item de venda e lucro mais importante, junto com a ferramenta escolhida para transacionar.

Afinal, é através do cardápio que o cliente conhecerá os seus pratos e os preços ofertados no aplicativo da sua escolha.

Além disso, se o seu negócio não possui espaço físico, o capricho dos itens no aplicativo precisa ser ainda maior, pois é somente através dele que o cliente desejará provar o que o seu restaurante oferece.

Dicas de como montar um cardápio de delivery

  • utilize imagens reais dos produtos e com qualidade;
  • seja criativo na hora de descrever os ingredientes de cada prato; e
  • crie uma ordem organizada para os pratos. Uma sugestão é começar pelos pratos principais ou promoções, demais pratos, acompanhamentos/adicionais, sobremesas e bebidas.

Na hora de montar um cardápio do zero, leve em consideração as suas habilidades e conhecimento, o que você sente prazer em cozinhar, o público que deseja atrair e o mercado atual para o produto que quer vender, avaliando também a concorrência.

6.  Invista em publicidade

Para vender, as pessoas precisam conhecer o nome do seu restaurante, o seu produto e quem é você.

Se você só trabalha com vendas por entrega em domicílio, sem possuir um espaço físico para atendimento do público, a melhor chance de você fazer sucesso encontra-se na internet.

Por isso, invista em publicidade online através das redes sociais, como Facebook e Instagram, com:

  • imagens atraentes dos pratos e processos;
  • stories de pratos e produções;
  • novidades no cardápio;
  • depoimentos de clientes; e
  • informações sobre o seu negócio (storytelling).

Realizar sorteios e promoções são outras grandes oportunidades de alcançar mais pessoas e atrair novos clientes: quanto mais você divulgar seu cardápio de delivery, maior será o alcance do seu restaurante.

7.  Marque presença em aplicativos de delivery

Para colocar o seu restaurante em um aplicativo especializado é simples e rápido: basta baixá-lo em um celular e realizar o cadastro, seguindo as orientações que ele oferece.

Alguns podem ser feitos pelo computador tradicional mesmo, já que é o cliente quem costuma precisar do celular para usar o app.

Depois, é só esperar alguns dias para que a análise da moderação seja concluída e seu negócio seja liberado para iniciar as vendas.

Entre os vários benefícios de um delivery, o principal para o cliente é poder pedir a sua comida favorita direto do conforto de casa, sem precisar ligar e ficar soletrando o seu nome ou nome da sua rua.

Além disso, tudo acontece de forma muito intuitiva e, em casos de erros, não é nada difícil solucionar o problema. Com apenas alguns cliques, mais uma vez o estresse da espera em chamadas telefônicas é eliminado.

Quando lançar o seu restaurante no aplicativo, lembre-se que lá estão milhares de outros restaurantes e que as chances deles também ofertarem o que você faz são grandes.

Portanto, utilize todo o seu conhecimento para se diferenciar dos demais, seja através de embalagens melhores, qualidade do produto, proximidade com os clientes, entregas mais rápidas ou agilidade em solucionar problemas.

No nosso blog, é possível encontrar várias outras dicas de como montar um delivery que podem auxiliar no início do seu negócio e fazer dele um sucesso antes do que você imagina.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais