Como montar um restaurante italiano sem errar

Veja, neste artigo, dicas práticas para começar a planejar o seu novo negócio hoje mesmo e entender exatamente como montar um restaurante italiano de sucesso.

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Vitrine de um restaurante italiano com uma pizza enorme em exposição.

Para abrir um restaurante italiano, você precisa criar um plano de negócios direcionado, entender quais documentos deve providenciar para regularizar a empresa e, depois, lidar com a contratação de funcionários, a compra de equipamentos, a decoração e a divulgação.

Fazendo tudo direitinho, pode apostar que muita gente vai sair de casa só para tentar lugares à mesa no seu estabelecimento, afinal, grande parte dos brasileiros têm a culinária da Itália como uma das preferidas!

Mas nada acontece se, antes de qualquer coisa, você não estudar a teoria, então, leia este artigo até o final.

O que você precisa para abrir um restaurante italiano?

Criar um negócio do zero nunca é uma tarefa fácil, portanto, os primeiros passos para a abertura de uma cantina são: planejamento, escolha do local, desenvolvimento e precificação de cardápio e contratação de pessoal.

O planejamento, inclusive, não só vai ajudar na abertura, como será seu guia para definir exatamente como montar o restaurante italiano de forma a atender aos desejos e às necessidades dos consumidores!

Preste atenção ainda às documentações necessárias: trouxemos uma lista completa mais adiante, junto com outras dicas explicadas.

Como abrir cantina italiana em 10 etapas

São várias as etapas de estruturação de um negócio no foodservice, mas dá para resumi-las em dez: planejamento, escolha da localização, obtenção da documentação adequada, compra de equipamentos e utensílios, contratação de pessoal, definição do público-alvo, pesquisa de mercado, montagem de um cardápio infalível, parcerias com fornecedores e divulgação.

Preparado(a) para conhecer melhor cada passo e anotar tudo aquilo que considerar válido? Se sim, pode seguir a leitura!

1. Construa um bom planejamento

Faça uma relação de tudo o que envolve a abertura do seu restaurante e, a partir disso, monte o seu plano de negócios. Você vai precisar considerar: capital necessário, prazos, objetivos, visões e valores, dentre outros aspectos (incluindo os que serão listados mais à frente!).

Quanto mais cuidado você tomar no planejamento, maiores serão as chances de fazer tudo do jeito certo.

2. Escolha a localização do restaurante

Escolher o ponto comercial certo para montar seu restaurante também faz parte da estratégia. Dependendo da localização, o público também poderá ser diferente, o que impacta na escolha daquilo que você vai oferecer.

Refeições a um custo mais baixo geralmente são vendidas a trabalhadores, no horário de almoço, e no centro da cidade. Degustações de pratos exclusivos podem fazer mais sentido para um restaurante focado em pequenas porções, que funcione à noite em um bairro gastronômico.

3. Providencie toda a documentação necessária

Tendo o plano em mãos e o local escolhido, regularizar o seu negócio será a próxima etapa para ele funcionar dentro da lei e você evitar qualquer problema com fiscalização.

Busque ajuda de advogados especializados e até de consultores se achar necessário para cumprir com todos os requisitos legais relacionados à:

  • abertura da empresa;
  • obtenção de registro nos órgãos competentes;
  • alvarás de funcionamento;
  • conclusão do pagamento de taxas;
  • licença para a venda de bebidas;
  • registro na Vigilância Sanitária; e
  • vistoria do Corpo de Bombeiros.

Resolver essa parte lhe dará tranquilidade para cuidar de todo o resto.

4. Compre os equipamentos e utensílios

Outra etapa importante na abertura do seu restaurante é fazer uma lista de equipamentos necessários para cozinha, estoque e salão, levantar preços e escolher quais adquirir.

  • Para a cozinha: considere a compra de fogão industrial, forno, chapa, coifa, fritadeira, panelas, facas profissionais, balança, máquina de massas, batedeira, dentre outros equipamentos.
  • Para montar o estoque: providencie estantes de aço inox nas quais serão armazenados os itens secos, refrigeradores ou câmaras frias para produtos perecíveis e também um freezer para alimentos congelados e outro para as bebidas.
  • Para estruturar o salão: acrescente à lista as mesas e cadeiras, toalhas e guardanapos, talheres, pratos e copos, saleiros e similares, uma adega (mesmo simples), uma máquina de café espresso, utensílios para preparar e servir drinks famosos na Itália, itens de iluminação e itens decorativos.

Outro artigo também publicado aqui no blog da Abrahão Goomer ensina como decorar um restaurante italiano para fazer o cliente se sentir de verdade no país com forma de bota!

5. Contrate sua equipe

Ao contratar a sua equipe, considere o estilo do seu restaurante e analise cargos e funções da hierarquia de estabelecimentos do foodservice para entender quais são adequados às suas necessidades.

Pense ainda em quantas pessoas você vai precisar, incluindo a turma da cozinha, a do atendimento e pelo menos um colaborador para limpeza. Aproveite que você está com fome de conhecimento e leia outro artigo publicado aqui no blog para entender como contratar e treinar um garçom vendedor!

6. Defina seu público-alvo

Por mais que pareça óbvio, muitos empreendedores pecam na hora de avaliar o tipo de cliente que desejam atingir, algo que é importante demais para ser negligenciado!

Antes de avançar para os outros tópicos da lista, entenda o seu público-alvo o máximo possível, buscando definir:

  • a idade das pessoas que o restaurante deseja alcançar;
  • que tipo(s) de prato(s) elas mais procuram;
  • qual refeição devem fazer no estabelecimento (a trabalho, com família ou com amigos);
  • se consomem somente o prato principal ou costumam pedir entradas e sobremesas;
  • etc.

Saber bastante significa acertar mais na hora de decidir!

7. Faça a melhor pesquisa de mercado

Outra dica de ouro é conhecer quem são seus concorrentes. Para isso, vá a outros restaurantes italianos e preste atenção em cada detalhe: uniformes, pratos, decoração, horário de funcionamento, apresentação da comida, preço… Faça uma pesquisa de mercado caprichada, surfando pelas redes sociais das outras marcas também.

Assim fica mais fácil identificar até quais diferenciais o seu estabelecimento tem o potencial de oferecer.

8. Tenha um cardápio vendedor – e vencedor

A culinária da Itália é bastante diversificada, por isso, você precisa definir antes mesmo da abertura o que irá servir no seu restaurante. E tem mais um artigo escrito por especialistas Abrahão Goomer que vale ler no processo, viu? Ele ensina exclusivamente como montar um cardápio de cantina italiana!

Aproveite o momento para redigir as descrições dos pratos enfatizando a presença de ingredientes únicos e também para pensar na precificação do menu. Caso queira evitar filas ou gastos desnecessários com garçons freelancers já desde o primeiro dia, outra dica é investir numa boa solução de autoatendimento.

9. Firme parcerias com fornecedores

Como a comida italiana é conhecida pelos ingredientes frescos e por um preparo, senão totalmente, em grande parte artesanal, selecione fornecedores de confiança, que entreguem produtos de qualidade e que não deixem você na mão.

Firme parcerias legais para os dois lados e, junto com eles, defina os melhores dias e horários para a sua equipe fazer o recebimento dos insumos entregues.

Saber escolher os fornecedores certos é uma habilidade de todo empreendedor de sucesso. Imagine ficar sem molho de tomate no Dia dos Namorados! Não, né?

10. Trabalhe na divulgação online e offline do estabelecimento

Logo de cara, faça eventos para atrair a turma do bairro e até quem vive em outras redondezas, mas está buscando por um restaurante temático que siga à risca a proposta de levar o cliente ao país representado por sua culinária.

Você pode organizar, por exemplo, uma noite com rodízio de pizzas que tenham sabores tradicionais italianos, uma degustação de queijos e vinhos de lá e até um jantar com músicas típicas da Itália.

E usufrua, ainda, do poder da internet, não apenas divulgando os eventos, como mantendo um perfil atualizado nas redes sociais usadas pelo público-alvo.

Um restaurante italiano é uma fonte de conteúdo infinita para marketing no Instagram e até no TikTok. Sem contar que, online, você ainda tem a chance de levar o link do seu cardápio digital – que ajuda a vender mais! – para plataformas como o Google Meu Negócio.

Compartilhe fotos dos pratos, do ambiente, da cozinha, do preparo da comida e muito mais. Além disso, sempre que um cliente fizer uma publicação marcando o @ do seu restaurante, reposte o conteúdo.

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Quanto custa abrir um restaurante italiano?

O custo para a abertura de um restaurante pode variar de acordo com a localização do espaço, a decoração, o tipo de serviço, o horário de funcionamento e assim por diante, mas quem empreende em cantinas italianas e estabelecimentos similares costuma gastar entre R$ 70 mil e R$ 250 mil inicialmente.

Outros gastos farão parte do dia a dia do empreendimento, e a recomendação principal é que você tente se manter dentro de um custo fixo predeterminado para evitar fechar as contas no vermelho ao término de cada mês, ou melhor, sair lucrando no fim das contas.

Quanto ganha um restaurante italiano?

Cantinas italianas no Brasil faturam, em média, de R$ 50 mil a R$ 200 mil por mês, com o valor podendo variar para mais ou para menos de acordo com o público e o ticket médio, a localização e outros fatores.

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