Para abrir uma lanchonete com o pé direito, o caminho mais recomendado é escolher uma boa localização e fazer uma pesquisa de mercado nos arredores com a intenção de descobrir qual o público que você vai atender.
A partir daí, você vai precisar focar em estruturar o plano de negócios e colocar a mão na massa para começar as operações.
As lanchonetes estão por todos os cantos e esquinas do Brasil, sempre oferecendo aquele lanche rápido e quentinho para quem está sempre na correria e não pode deixar de comer, afinal, já dizia o ditado: saco vazio não pára em pé!
Pensando nisso, montar a sua pode ser uma boa oportunidade de negócio, desde que você siga, à risca, as dicas deste artigo. Acompanhe!
Por que montar uma lanchonete?
A grande vantagem de abrir uma lanchonete é que elas são uma alternativa mais barata para quem quer entrar no ramo de foodservice, já que exigem um espaço menor para funcionar e menos equipamentos do que um restaurante completo.
Sem contar que, muitas vezes, esse tipo de negócio atende a uma demanda constante por refeições rápidas e convenientes, vinda daquelas pessoas que não têm tempo de preparar comida ou têm uma rotina mais corrida.
Outro ponto forte é a variedade do cardápio, que pode incluir desde sanduíches e hambúrgueres até saladas e pratos leves. Essa flexibilidade permite que os proprietários adaptem seus menus de acordo com as preferências locais e do público-alvo.
O que precisa e como abrir uma lanchonete?
Para abrir a sua lanchonete do jeito certo, você vai precisar fazer uma boa pesquisa e se planejar em primeiro lugar, o que inclui ter um plano de negócios, correr atrás da documentação, providenciar infraestrutura, equipamento e equipe, caprichar na organização e elaborar uma estratégia de marketing.
Pesquisa e planejamento
Ao iniciar a jornada para abrir sua lanchonete, não deixe de fazer uma pesquisa de mercado detalhada para avaliar a demanda na área escolhida. Você pode fazer o estudo por conta própria ou contratar uma empresa especializada no assunto.
A partir dele, analise a concorrência para compreender o que já está sendo oferecido e identificar oportunidades. Conhecer o perfil do público-alvo local é essencial para adaptar seu negócio às preferências da comunidade.
Essas informações vão ser a base para que você defina o seu cardápio, decoração, marketing e praticamente todos os outros aspectos da lanchonete e é justamente por essa lista de motivos que a pesquisa e planejamento precisam vir antes de tudo!
Plano de negócios
Abrir sua lanchonete sem desenvolver um plano de negócios antes é um grande erro, porque, nesse documento, você vai descrever a parte operacional e organizacional do empreendimento, além de definir a estrutura de custos dele.
Dependendo desse último fator, o pagamento de impostos e a possibilidade de conseguir empréstimos mais facilmente podem mudar, então, o mais recomendado é conversar com um contador de confiança, inclusive para elaborar um plano financeiro detalhado, com custos iniciais, despesas operacionais e projeções de receita.
Assim, você terá uma base do que o futuro reserva antes mesmo de abrir as portas, o que é sinônimo de noites de sono mais tranquilas.
Documentação
Existe uma série de documentos necessários para abrir um empreendimento, ainda mais se tratando de um negócio relacionado com a alimentação. Os principais são:
- Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
- registro na Junta Comercial;
- autorização da Fazenda Estadual para emitir Notas Fiscais;
- regularização da empresa na Agência da Previdência Social (mesmo se não possuir funcionários);
- enquadramento sindical, quando aplicável;
- Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); e
- alvará de funcionamento.
E, apesar de não obrigatórios, o manual de boas práticas e os Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) também entram como documentos importantíssimos para começar as operações com o pé direito.
Já vai pesquisando o que é necessário ter em mãos para cada um e organizando tudo em pastinhas ou no seu computador. Que tal usar a lista acima e dar um “check” quando estiver com tudo certinho? Esse processo vai ajudar muito a manter a papelada em ordem.
Infraestrutura e equipamentos
Depois da parte mais burocrática, você vai precisar adquirir todos os equipamentos necessários para abrir uma lanchonete, desde aqueles que vão compor a cozinha até os responsáveis pela refrigeração dos insumos, a mesa do atendimento e outros móveis.
Abaixo, veja uma lista de tudo que você precisa para abrir um negócio, assim, você pode adaptá-la para suas necessidades ou eliminar dela os equipamentos que já possui.
Equipamento | Finalidade |
Fogão | Para preparar alimentos quentes |
Chapa ou grelha | Para grelhar hambúrgueres, bacon etc. |
Forno | Para assar pães, bolos etc. |
Estufa | Para expor os produtos à pronta-entrega |
Freezer | Para armazenar alimentos congelados |
Geladeira | Para armazenar alimentos frescos |
Fritadeira | Para fritar batatas, salgadinhos etc. |
Coifa | Para ventilação e eliminação de fumaça |
Liquidificador | Para preparar milk-shakes, smoothies etc. |
Cafeteira | Para preparar aquele café fresquinho |
Refrigeradores | Para armazenar bebidas de forma visível para os clientes |
Utensílios de cozinha | Para preparar os pedidos, a exemplo de panelas, frigideiras, talheres etc. |
Mesas e cadeiras | Para os clientes se sentarem |
Caixa registradora | Para guardar os recebimentos físicos |
Computador com software de gestão | Para gerenciar pedidos e estoque |
Utensílios de limpeza | Para manter tudo em ordem, como esponjas, produtos de limpeza etc. |
Então, é só pesquisar fornecedores da sua cidade e região e comparar os preços e melhores custos-benefícios.
Equipe
Ter uma equipe competente para a cozinha, atendimento e limpeza é indispensável, por isso, independentemente de quantas e quais pessoas serão contratadas.
No início, é comum que você toque o negócio sozinho ou com ajuda de um ou dois funcionários apenas, mesmo assim, tente sempre oferecer a eles o treinamento adequado em áreas como atendimento ao cliente, higiene e procedimentos operacionais.
Lembre-se de que o ramo de alimentação possui regras rígidas que precisam ser seguidas por quem quer manter o negócio de portas abertas, sem falar que a qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos vão ditar o sucesso do empreendimento.
Marketing
Ninguém vai comprar de um lugar que não conhece, não é mesmo? Dessa forma, desenvolva estratégias de marketing para promover sua lanchonete o máximo possível.
Algumas ideias do que fazer para dar o start no seu marketing incluem promoções para os primeiros clientes, parcerias locais com influencers e impulsionamento da sua presença digital, criando um site ou perfis em redes sociais para ampliar a visibilidade do negócio.
Mantenha esses perfis atualizados, poste com frequência e responda ao público rapidamente. Também é sempre bom ter informações básicas disponíveis de forma fixa nas suas páginas, como endereço, horário de atendimento e cardápio.
Sim, são vários itens e quase todos tem um custo relacionado, mas não se assuste! É sobre esses valores que você vai ler no próximo tópico. Dá uma olhada!
Quanto custa montar uma lanchonete?
O custo para montar uma lanchonete pode variar significativamente dependendo de fatores como localização, tamanho, conceito, qualidade dos equipamentos, dentre outros, mas, em média, abrir um negócio simples desse tipo custa em torno de R$ 12 mil.
Antes de abrir o seu, faça uma análise detalhada do que precisa ser comprado para estimar os custos de abertura e operação. Confira uma lista básica do que você precisa ter em mente logo abaixo.
- Aluguel: varia de acordo com a localização e tamanho da sala
- Reforma e decoração: custos associados à adaptação do local conforme o conceito da lanchonete
- Licenças e taxas: custos para obter as licenças necessárias e pagar taxas municipais e estaduais
- Registro da empresa: taxas para registrar a empresa e obter um CNPJ
- Equipamentos de cozinha para lanchonete: fogão, geladeira, freezer, forno, dentre outros
- Utensílios e louças: panelas, utensílios de cozinha, pratos, copos, talheres e afins
- Mobília: mesas, cadeiras, balcões, banquetas, dentre outros
- Estoque inicial: primeira compra de ingredientes e suprimentos
- Salários: custo de contratação e pagamento da equipe
- Treinamento: custos para treinar a equipe
- Material de marketing offline: flyers, cartões de visita, banners etc.
- Publicidade pré-abertura: custos associados a eventos de pré-abertura, promoções e similares
- Sistema de gestão: custo de software para gerenciamento financeiro, de pedidos etc.
- Equipamentos tecnológicos: sistemas de ponto de venda, computadores, tablets, cardápios digitais e afins
- Capital de giro: reserva financeira para cobrir despesas operacionais enquanto a lanchonete está se estabelecendo
É importante ressaltar que esses são apenas alguns dos custos gerais e que os valores podem variar. O mais recomendado é buscar orçamentos específicos de fornecedores e empreiteiros locais e contar com a ajuda de profissionais especializados, como contadores, para obter uma estimativa mais precisa.
Além disso, é fundamental planejar uma margem para imprevistos – equivalente a pelo menos três vezes os gastos mensais definidos em seu plano de negócios –, e garantir que você tenha capital suficiente para sustentar a lanchonete até que ela se torne rentável.
Com o básico necessário e os custos em mãos, será hora de garantir que seu empreendimento vai começar com tudo. Se liga nas próximas dicas!
Como montar uma lanchonete de sucesso em 6 passos
Para garantir o sucesso do seu negócio, escolha uma localização estratégica, foque no atendimento ao cliente, ofereça produtos de qualidade e, é claro, tenha um ambiente agradável. Na parte administrativa, é fundamental cuidar bem do financeiro, tentar sempre inovar, se envolver com a comunidade local e aprender tudo o que puder.
1. Escolha uma localização estratégica
Escolha um ponto comercial que tenha um bom fluxo de pessoas, seja de fácil acesso e por onde seu público-alvo costume transitar.
Considere a visibilidade e a presença em áreas movimentadas e certifique-se de que os arredores são frequentados por pessoas que procuram lanches rápidos, a exemplo de estudantes de universidades, espectadores de casas de show, pacientes de clínicas médicas, usuários de serviços públicos etc.
2. Foque no atendimento ao cliente
Priorize o atendimento ao cliente, oferecendo uma experiência positiva para transformá-los em fregueses frequentes e ainda gerar recomendações. Treine e oriente sua equipe para ser cordial, eficiente e resolver problemas de forma satisfatória sempre que eles surgirem.
3. Ofereça produtos de qualidade
Quando o assunto é comida, a qualidade do que é servido faz toda a diferença na percepção da clientela.
Opte por aquele papel-toalha que realmente absorve a gordura em vez do mais barato do mercado e veja a clientela se rasgar em elogios sobre sua batata frita mega sequinha. Sabe qual é outro segredo para a crocância desse tipo de alimento? O óleo sempre novinho, que você pode garantir por aí também.
Garanta que os seus salgados tenham uma proporção bem equilibrada de massa e recheio e, assim, você terá em mãos, além de receitas de lanches e aperitivos saborosos, a chave para o sucesso do seu negócio.
Leve em consideração também o armazenamento, mantendo padrões rigorosos de higiene e segurança alimentar ao longo de todo o processo. Essas diretrizes precisam estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, não só para prevenir multas, mas também para evitar desperdícios.
4. Tenha um ambiente agradável
Por mais que esse tipo de empreendimento seja focado em comida rápida, um ambiente limpo e bem organizado passa uma sensação de asseio e qualidade, por isso, prepare um ambiente acolhedor e confortável, que reflita o conceito da sua marca.
Pense na decoração, iluminação e até na música que vai tocar para garantir uma atmosfera agradável, fazendo com que quem passa na frente do local tenha interesse em entrar para conhecer.
5. Cuide bem do financeiro
Manter um controle financeiro do seu negócio é o que vai garantir que você não se aperte na hora de acertar as contas com fornecedores e funcionários, por isso, não deixe de ter todas as saídas e entradas registradas, seja num caderninho, numa tabela ou no próprio sistema de caixa que você optar por utilizar.
Anote todos os custos operacionais, dos menores aos maiores, e ajuste seus gastos conforme necessário. Ter um controle assim permite visualizar para onde está indo o dinheiro e fica mais fácil identificar onde cortar gastos quando for necessário.
6. Tente inovar constantemente
Num cenário competitivo como é o do ramo de foodservice, não aceitar críticas nem ouvir os clientes é o caminho mais rápido para fechar as portas.
Você com certeza não quer isso, não é? Então, mantenha-se sempre aberto(a) a feedbacks dos clientes e faça ajustes no cardápio e serviços com base nessas informações.
Também fique de olho nas redes sociais e na internet para se atualizar sobre as tendências do setor e incorpore inovações quando elas se encaixarem no seu modelo de negócio.
E, por falar nisso, será que quem não tem muito dinheiro para investir ainda consegue entrar para esse ramo? Descubra logo abaixo!
É possível montar uma pequena e simples lanchonete com pouco dinheiro?
Sim, é possível montar uma mini lanchonete com um orçamento mais restrito, desde que você faça escolhas cuidadosas e priorize o uso eficiente dos recursos disponíveis.
Fique de olho nas dicas a seguir!
- Escolha uma localização que seja acessível e com um aluguel mais razoável, em áreas com menor concorrência e custos mais baixos.
- Desenvolva um cardápio de lanchonete simples de início, focado em alguns itens principais que possam integrar outras receitas, reduzindo custos e diminuindo o trabalho da cozinha.
- Considere a compra de equipamentos de segunda mão em bom estado. Muitas vezes, é possível encontrar negócios fechando que estão vendendo equipamentos a preços mais acessíveis.
- Mantenha a decoração simples e minimalista. Também é possível usar móveis e decorações de segunda mão, desde que em bom estado.
- Inicie com uma equipe mínima e adicione funcionários à medida que a demanda aumentar. Tenha em mente que, no começo, pode ser que você precise desempenhar várias funções.
- Controle bem seu estoque para evitar desperdícios, comprando apenas o necessário e ajustando conforme a demanda.
- Utilize estratégias de marketing de baixo custo, como posts em redes sociais, parcerias locais e programas de fidelidade para atrair clientes.
- Estabeleça parcerias também com fornecedores, como feiras de produtores familiares, para obter ingredientes frescos a preços mais acessíveis.
- Otimize os processos operacionais para garantir eficiência sempre que possível. Isso inclui treinamento da equipe, organização da cozinha e automatização de processos.
- Esteja disposto(a) a aprender e a desempenhar várias funções. Quanto mais você puder fazer por conta própria, menos dependerá de outros profissionais, reduzindo os custos.
Lembre-se de que, embora seja possível iniciar uma lanchonete com um orçamento mais baixo, é crucial garantir que a qualidade dos alimentos e do atendimento não seja comprometida.
Um planejamento cuidadoso e uma gestão financeira eficiente serão fundamentais para o sucesso a longo prazo. Mãos à obra!
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