- O que é uma hamburgueria gourmet? Cuidado com a definição!
- Conhecendo a história da hamburgueria gourmet
- Hambúrgueres gourmet de destaque no mundo
- Hamburguerias gourmet de sucesso no Brasil
- Como montar uma hamburgueria gourmet? Confira 8 passos certeiros!
- Já pensou em nomes para a sua hamburgueria gourmet?
- 5 passos para definir o nome da sua hamburgueria
Para montar uma hamburgueria gourmet, você precisa realizar um extenso planejamento de mercado e definir muito bem quem será o seu público-alvo, já que esse tipo de culinária envolve a utilização de ingredientes de alta qualidade, técnicas inovadoras de preparo e uma apresentação sofisticada.
Também é necessário posicionar o seu estabelecimento em um local pelo qual a clientela esperada transite, ou seja, em um point que não vai passar despercebido por quem busca por uma experiência gastronômica personalizada, criativa e refinada.
Vale até para delivery! Pesquise mais de uma opção de ponto e calcule o raio de entrega antes de tomar qualquer decisão.
Hamburguerias gourmet são mesmo uma ótima pedida, até porque só o setor de food service que opta pelo envio de alimentos até a casa dos consumidores vende cerca de 100 milhões de hambúrgueres por ano.
Quer conhecer um guia completo para inaugurar a sua já fazendo sucesso? Continue a leitura deste artigo!
O que é uma hamburgueria gourmet? Cuidado com a definição!
A palavra “gourmet” está ligada à alta gastronomia e é usada para denominar uma comida que tem ainda maior zelo na sua preparação, feita com métodos específicos e ingredientes especiais e apresentada em formatos que elevam a qualidade dos pratos. A hamburgueria gourmet, nesse contexto, traz o conhecido disco de carne entre duas fatias de pão, mas preparado de maneira mais sofisticada.
O termo “gourmet” surgiu pela primeira vez em 1825, no livro “A fisiologia do gosto”, escrito pelo gastrônomo francês Brillat Savarin. No final do século 19, apareceu novamente no livro “Almanach des Gourmands”, ou “Almanaque dos Apreciadores”, de Alexandre Grimod de la Reynière.
A palavra, então, passou a ser traduzida para algo como “aquele que sabe apreciar e entende de bons pratos e boas bebidas”.
E, embora o conceito tenha sido discutido há quase duzentos anos, foi apenas no século XXI que virou tendência e começou a ser utilizado até pelos amantes de hambúrguer.
Conhecendo a história da hamburgueria gourmet
É difícil até mesmo para estudiosos definir onde e quando despontou a primeira hamburgueria gourmet do mundo, mas o movimento ganhou visibilidade quando chefs de grandes centros gastronômicos – como Nova York, Los Angeles, Londres e Paris – começaram a criar hambúrgueres que destoavam dos servidos em fast foods.
Nessas criações, os chefs passaram a utilizar:
- carne de primeira linha;
- pães artesanais e, na maioria das vezes, feitos no dia;
- queijos especiais;
- molhos diferenciados; e
- ingredientes frescos e orgânicos.
Além de tudo, introduziram sabores e misturas curiosos e diferentes, inspirados por culinárias diferentes de todo o mundo.
Antes de você partir para o próximo tópico, que tal um pouquinho de água na boca conhecendo duas das criações de redondos de carne gourmets mais famosos do mundo?
Hambúrgueres gourmet de destaque no mundo
Uma receita que se tornou parte da história das hamburguerias gourmet é a do DB Burger, criada pelo chef francês Daniel Boulud. Ela leva foie gras, o patê de fígado de ganso com consumo permitido em diversos países, e trufas negras.
Outro hambúrguer de destaque é do também francês Hubert Keller: o famoso FleurBurger 5000, feito com pão francês, carne de vaca Kobe – uma espécie criada no Japão e cujo quilo da carne pode chegar a custar mais de R$ 2 mil – e molho de trufas.
Essa receita já foi considerada a mais cara do mundo e o prato chegou a custar cerca de R$ 25 mil!
Prefere mirar em algo mais próximo da sua realidade? É para já! Descubra algumas empresas brasileiras que fazem sucesso neste nicho, com um público cativo e receitas inovadoras.
Hamburguerias gourmet de sucesso no Brasil
Fat Cow, Holy Burger e B, de Burger são nomes famosos em território nacional quando o assunto é hambúrguer gourmet de sucesso.
O Brasil possui uma culinária rica e diversa e não é diferente no universo das hamburguerias, por isso, chefs que criaram receitas inovadoras e diferentes das tradicionais ou trouxeram ideias de outras partes do mundo para compor seus pratos conquistaram espaço.
Fat Cow
Localizado em São Paulo, no bairro Itaim Bibi, o Fat Cow teve seu hambúrguer eleito como o melhor da cidade em 2020 e 2021 pela revista Veja.
No menu do restaurante, você encontra receitas fora do comum. O lambe-lambe (foto), por exemplo, reúne o pão, um burger com blend de cinco carnes bovinas, molho barbecue, maionese artesanal e uma mistura de queijos.
Holy Burger
Outra hamburgueria paulista, a Holy Burger tem um ambiente intimista em que é possível observar os cozinheiros trabalhando na preparação dos pratos.
Uma de suas estrelas é Burger au Poivre (foto), feito com carne bovina em crosta de pimenta-do-reino, cebola-roxa empanada e frita e molho au poivre – com creme de leite e pimenta-verde – no pão brioche.
B, de Burger
De espírito boêmio, o restaurante B, de Burger tem franquias no Rio de Janeiro e em Santa Catarina e faz receitas artesanais de extrema qualidade. A clientela encontra várias opções no cardápio, incluindo o lanche com nome da casa, que leva um disco de mais de 200 g de costela nobre, queijo cheddar, maionese de bacon e cebola caramelizada.
Deu água na boca, né?
Vale destacar que outros restaurantes com pratos igualmente deliciosos são abertos e ganham fãs a cada dia e que quem gosta de um bom hambúrguer deve estar sempre pesquisando e experimentando – assim como você, que, para abrir sua hamburgueria gourmet e investir em ideias prósperas, também precisa investigar a concorrência!
Dá uma olhada no passo a passo para começar a empreender na gastronomia e comece a pensar em bons nomes. ⬇️
Como montar uma hamburgueria gourmet? Confira 8 passos certeiros!
Montar uma hamburgueria gourmet demanda pesquisa de mercado e uma boa definição de público-alvo. Você também vai precisar reunir a documentação para oficializar sua empresa, escolher o nome e traçar a identidade visual dos negócios.
Leia mais a seguir!
1. Avalie a localização do seu futuro espaço e faça uma boa pesquisa de mercado
Para decidir onde você vai instalar o seu restaurante, escolha uma rua ou avenida que tenha circulação de pedestres, esteja perto do transporte público e/ou conte com vagas de estacionamento.
Avalie criteriosamente cada detalhe dos possíveis imóveis para comprar ou alugar e faça um estudo detalhado de quem passa por eles.
A pesquisa de mercado de hamburguerias gourmet na área ou região almejada é um dos primeiros passos para você saber se está tomando a decisão certa sobre a abertura do seu negócio.
Verifique quantos food services parecidos com o seu já estão instalados no local, entenda se vale a pena ser mais um em meio à multidão e, em caso de resposta afirmativa, avalie o atendimento e os produtos de cada um deles e busque diferenciais.
Por último, pense que o local do seu estabelecimento deve ser de fácil acesso aos fornecedores se você quiser ingredientes frescos todos os dias ou toda semana: a escolha de endereços mais distantes pode afetar as entregas (vale para as suas próprias entregas no caso de delivery também!).
2. Planeje seu público-alvo
Em paralelo à pesquisa de mercado e avaliação de localização, trabalhe para traçar exatamente as características e demandas do público-alvo que você deseja alcançar para a sua hamburgueria, saiba quais as preferências desses clientes e fique por dentro das principais tendências.
A localização, inclusive, deve ser escolhida com base no público-alvo, então, se você está buscando clientes mais sofisticados e dispostos a gastar um pouco mais em uma refeição gourmet, um bairro frequentado por pessoas com maior poder aquisitivo pode ser a melhor alternativa.
3. Oficialize a empresa
Após realizar a pesquisa e traçar uma estratégia de negócios com base no seu público-alvo, será hora de preparar a documentação do novo restaurante.
Negligenciar esta etapa pode ocasionar problemas graves no futuro, então, o ideal é que tudo esteja de acordo com a lei, ainda mais porque, principalmente no Brasil, a legislação e a fiscalização costumam ser bastante rigorosas no ramo alimentício.
Busque ajuda especializada para saber como prosseguir com a oficialização da empresa e quais alvarás de funcionamento são fundamentais. Saiba que cada cidade pode solicitar documentos específicos para a abertura de um restaurante, por isso, vá também até a prefeitura do seu município para tirar dúvidas.
4. Escolha a identidade visual e o nome da hamburgueria
A nomenclatura da hamburgueria e sua identidade visual são quase como o crachá de identificação – ou o passaporte! – do seu negócio, apresentado na porta de entrada para o sucesso.
Pense neles com calma, trabalhe a sua criatividade e fuja daquela ideia de “fazer igual à concorrência porque já sei que vai dar certo”: uma marca bem construída e atrativa desperta interesse e curiosidade, atraindo fregueses.
Você pode abrir outro artigo do blog Abrahão, com 15 ideias de nomes criativos para hamburgueria, e ler mais tarde se quiser inspirações, mas, agora, continue por aqui, porque mais informações importantíssimas ainda estão por vir!
O ideal é o nome e a identidade serem capazes de comunicar um conceito inovador do seu restaurante, seja o foco em ingredientes selecionados ou um estilo específico de preparo.
5. Elabore o cardápio e precifique os itens
Montar um cardápio para hamburgueria gourmet que traga versões diferentes de lanches, combos muito especiais, carnes nobres e molhos exclusivos pode ser o segredo para você se destacar diante da concorrência.
Se não for você mesmo(a) que vai preparar os hambúrgueres, convoque o chef de cozinha e planeje combinações de sabores inovadores, o uso ingredientes especiais e a apresentação de acompanhamentos deliciosos aos consumidores, então, coloque um preço em tudo isso.
Como montar o cardápio de uma hamburgueria gourmet? A resposta é simples! Se quiser fazer diferente dos outros, preocupe-se em inovar: não deixe de pesquisar receitas que já existem para se inspirar, mas crie pratos autênticos.
Ofereça blends de carnes (a junção de dois ou mais cortes, inclusive de animais diferentes), reúna mais de um sabor e/ou textura em um mesmo preparo, não deixe de fora os molhos artesanais e pães especiais e agrade veganos e vegetarianos se quiser tê-los por perto.
Um cardápio de hambúrguer também pode apresentar uma descrição detalhada dos ingredientes de cada lanche, incluindo até a raça do gado que foi usada no corte, e especificações sobre técnicas de preparo, afinal, “é disso que o povo gosta e é isso que o povo quer”, como diz a música, quando busca por um restaurante gourmet.
Ah, e não esqueça de executar – e revisar, de tempos em tempos – a sua estratégia de preços, importante para aumentar os lucros do negócio.
6. Contrate sua equipe
O atendimento de alta qualidade é essencial para uma hamburgueria gourmet, por isso, funcionários bem treinados e atenciosos precisam ser prioridade para você na hora de montar a sua.
São eles que vão garantir que os clientes tenham uma experiência gastronômica positiva, elevando a reputação do estabelecimento!
Recolha currículos, converse com outros empreendedores e peça dicas e indicações, faça as entrevistas e, no decorrer de todo o processo, tenha em mente exatamente o que você deseja transmitir para a sua freguesia como sendo as marcas registradas da sua marca – educação, cordialidade, bom humor, leveza ou outras características?
7. Compre os equipamentos necessários
É melhor gastar um pouco mais antes de abrir as portas do que com manutenções ou pausas na operação depois! Garanta qualidade, eficiência e segurança para o seu negócio comprando não só os equipamentos necessários para hamburgueria, mas também outras ferramentas que ajudem no cotidiano de chefs, ajudantes, bartenders e garçons.
Comece adquirindo, pelo menos:
- chapa;
- coifa;
- geladeira;
- moedor de carne;
- armários;
- freezer; e
- liquidificador industrial.
Sem deixar para trás os itens básicos de higiene e limpeza e aqueles voltados para garantir o conforto de frequentadores e trabalhadores.
8. Trace a sua própria estratégia de marketing
Uma das ações mais relevantes para o sucesso do seu food service será o marketing para hamburgueria pensado exclusivamente para o seu negócio, com o objetivo de fazê-lo atingir o seu público-alvo e de mostrar porque ele veio ao mundo – ou melhor, ao mercado.
Se traçado de forma estratégica, esse marketing pode ajudar você a construir uma reputação positiva para o restaurante e vai envolver ações tanto no online quanto no offline.
O burburinho positivo e as avaliações favoráveis vindas dele ajudarão a destacar a qualidade da comida e do serviço oferecido fazendo o nome do restaurante brilhar em primeiro lugar nas paradas como o de um rockstar famoso.
Aliás, por falar nisso…
Já pensou em nomes para a sua hamburgueria gourmet?
Fritou o cérebro e ainda não achou um nome legal? Busque palavras fáceis de ler, escrever e falar e que sejam marcantes e pense em termos relacionados ao que você decidiu colocar em cardápio.
Que tal misturas autênticas? Uma hamburgueria chamada “O Senhor dos Hambúrgueres” une um clássico da cultura pop (O Senhor dos Anéis) ao tema do negócio.
Termos em outros idiomas, mas compreensíveis no português, também podem cair bem. Dá uma olhada…
- Allegro Burger
- Bon Hamburguer
- Sublime Burger
Quer ir ainda mais além?
Anteriormente, neste mesmo artigo, você recebeu uma sugestão de outro conteúdo que pode ajudá-lo(a) a despertar sua criatividade, mas também foi informado(a) de que algumas inspirações chegariam logo logo. Aqui estão elas!
5 passos para definir o nome da sua hamburgueria
Tome nota das etapas principais seguidas por quem já está no ramo e faz sucesso.
- Aposte em um nome marcante, mas não muito complicado, que seja fácil de escrever e, consequentemente, de encontrar nas redes sociais, mas não tão simples que já pertença a outras duas dúzias de hamburguerias por aí.
- Busque nos registros de site e de marcas para investigar o nível de dificuldade que você terá em tornar o nome escolhido oficial.
- Lembre-se de que a nomenclatura precisa, de alguma forma, deixar claro para quem desconhece o seu food service qual é o carro-chefe da casa – só de bater o olho, hein?
- Separe algumas opções e fique só com as que se encaixem melhor na sua proposta e nos seus objetivos. Verifique se elas também são adequadas ao que o público-alvo está procurando.
- Pergunte às outras pessoas se elas conseguem compreender, falar e digitar as opções de nome escolhidas sem dificuldade. Veja qual das alternativas cai melhor.
Não adianta sua hamburgueria chamar Car Wash, sem nenhuma menção a “hambúrguer” ou, pelo menos, “burger”. Quem lê o nome vai pensar que a marca pertence a um lava-rápido!
Mãos à obra? Publique a fachada do seu novo estabelecimento no Instagram e marque @abrahãoapp para ganhar um repost cheio de orgulho e continue acompanhando o blog se quiser se manter sempre muito bem informado(a) sobre o universo gastronômico.
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