Doce: difícil quem não goste, não é mesmo? Saber como montar uma doceria ou confeitaria pode ser uma ótima opção de renda para o futuro. Afinal, este não é um mercado que cai em desuso ou que sofre grandes quedas com o passar dos anos.
Pelo contrário, apostando em inovação e em originalidade, a sua doceria pode se tornar um grande sucesso.
O mercado está aberto a novas possibilidades, mas, para ganhar destaque, é preciso ter criatividade e qualidade na medida certa. Um destaque importante é utilizar cardápio digital na confeitaria, a tecnologia proporciona um aumento considerável nas vendas e atrai clientes pela facilidade de uso e inovação.
5 passos para montar a sua doceria ou confeitaria e obter sucesso com as suas vendas
1. Originalidade e autenticidade dos produtos
Um dos segredos está nos produtos autorais e na sua produção diária, para que o consumidor possa pedir com confiança de que comerá um doce novinho, fresco e incrivelmente delicioso.
Mesmo que a sua confeitaria seja pequena, não abra mão de oferecer mercadoria nova e produzida na hora para sua clientela. E, para conseguir manter essa regra, procure produzir pequenas quantidades ou somente depois do pedido ser realizado.
O sucesso do seu negócio está no seu produto e na forma como você o oferece ao cliente.
2. Ofereça a opção online dos produtos
Uma boa opção é permitir a venda online dos seus produtos, trabalhando com delivery ou com retirada na loja física, o famoso sistema take away. Essa é uma boa tática para que a clientela conheça o seu espaço e comece a frequentá-lo.
É válido lembrar que, atualmente, o público procura o que quer online e, somente após a pesquisa, faz o pedido. Sendo assim, procure investir em marketing digital, seja facilmente encontrado nas redes sociais e compartilhe com frequência as fotos dos produtos que você oferece.
3. Capacitação técnica
Sim. Caso você saiba preparar doces e todos os demais produtos com qualidade, não há problemas em fazer isso. No entanto, logo no início é difícil conciliar o trabalho administrativo com a cozinha e o preparo dos pedidos.
Você pode apostar na contratação de um chef especializado em doces, alguém que saiba manusear todos os equipamentos e criar diversos sabores, cremes e pastas com maestria. Além disso, com o decorrer dos anos, invista no conhecimento do seu pâtissier.
4. Pesquise o mercado
Esse mercado está aberto a toda e qualquer nova oportunidade, já que a venda de doces é sempre muito bem aceita e possui ótima demanda.
Mas, ainda assim, é fundamental que você faça uma pesquisa de mercado no bairro onde sua loja física será aberta, entendendo quais são os concorrentes e quais são os produtos que mais possuem demanda naquela região.
Converse com as pessoas nas ruas e saiba o que elas procuram neste ramo de sobremesas, tortas, bolos, docinhos, sorvetes e afins.
Esta pesquisa será fundamental para a criação do seu plano de negócios, afinal, só assim você poderá montar estratégias de venda e de marketing em cima disso.
5. Divulgação
As redes sociais são ótimas aliadas na divulgação e na venda dos produtos. Utilize esse espaço para publicar fotos de qualidade, que atraiam o consumidor, fazendo com que deseje experimentar o seu produto.
Além disso, a divulgação externa também influencia muito. Por isso, uma fachada diferente, uma logo criativa e um espaço atrativo funcionam como peças fundamentais de divulgação.
Quanto custa para montar uma doceria?
Não é possível precificar a montagem de uma doceria por aqui, pois esse valor é variável. Por isso, é fundamental tomar algumas decisões antes de definir o valor do investimento.
Por exemplo, o tamanho do espaço, a quantidade de produtos disponíveis, o equipamento adequado, os móveis, luzes, decoração e quantidade de funcionários. Todas essas são variáveis importantes para a realização do cálculo.
Caso você decida começar algo pequeno com poucas mesas, um espaço menor, poucas diversidades e com poucos funcionários na cozinha, a média de custo para iniciar deve ser de R$ 20 mil.
Inclua nos cálculos de planejamento uma reserva financeira para casos de imprevistos e dos mantimentos e equipamentos básicos.
Como montar uma loja de doces gourmet?
Nesse caso, o seu custo provavelmente vai aumentar consideravelmente, já que a proposta é algo mais sofisticado, fazendo-se necessário um espaço condizente com o que você oferece.
É preciso investir um pouco mais em equipamentos, em embalagens apropriadas e num ambiente mais sofisticado, além de entender que os produtos utilizados na fabricação de doces finos são diferentes e mais caros que os tradicionais.
Sendo assim, o investimento neste segmento pode variar de R$ 50 mil a R$ 100 mil, dependendo do tamanho do seu negócio.
Equipamentos para montar doceria
Uma boa parte dos investimentos iniciais está destinado aos equipamentos, que precisam ser comprados de acordo com o tipo de produto.
Alguns deles servem para a preparação de inúmeros pratos, entretanto, alguns são podem ser mais específicos, utilizados apenas na preparação de determinados cremes, como o maçarico culinário, utilizado para dourar o açúcar em cima de determinadas sobremesas, como flans, glacês e merengues.
De modo geral você vai precisar:
- fornos;
- mesa de aço inoxidável;
- batedeiras especiais para bolos e pães;
- mixers;
- formas de tamanhos e formas variadas;
- utensílios de cozinha em geral (talheres, fue, medidores);
- balança de alimentos;
- geladeiras e freezer;
- embalagens criativas e seguras;
- liquidificadores; e
- panelas, copos, pratos, tigelas.
Estes são apenas os mais comuns. Para ser eficiente, lembre-se de primeiro definir o seu cardápio, de modo que você saiba tudo o que precisa para entregar cada prato com qualidade, criatividade e excelência.
Como montar uma doceria delivery?
O ponto crucial para montar um delivery de doces é investir em embalagens apropriadas, considerando o deslocamento. Isso para que o produto não chegue amassado, quebrado, desmontado ou com qualquer outro aspecto que cause má-impressão.
Para que a embalagem fique mais atrativa, utilize adesivos personalizados com a logo da doceria, agregando um charme a mais no seu delivery.
Treine bem e deixe as regras claras aos entregadores, explicando sobre a delicadeza dos doces e a importância de serem entregues com cuidado. Afinal, o resultado a ser entregue é o que conta para que o cliente volte a adquirir o produto, certo?
Além disso, o veículo utilizado para o delivery deve ser de acordo com o produto: por exemplo, tortas e bolos recheados, que possuem cremes ou decorações elaboradas, não devem ser entregues de moto, pois a consistência e o aspecto físico do produto serão comprometidos.
Para este tipo específico de mercadoria, utilize sempre um carro, lembrando de que a embalagem deve ser segura e firme, para manter o produto intacto até o seu consumidor.
Por último, saiba que o melhor aliado para aumentar as vendas do delivery são as propagandas online, realizadas através de conteúdo em redes como o Instagram. Deixe também o link para pedidos do WhatsApp na bio do seu perfil e veja que o delivery é essencial para alavancar os negócios.
Desejamos sucesso!
Deixe seu comentário