Para quem está em dúvida sobre como administrar um restaurante com sucesso, é preciso saber que os processos estabelecidos devem ser seguidos à risca. Claro que eles poderão ser modificados, conforme as necessidades vão aparecendo, mas os processos são o passo a passo que irão alavancar o sucesso do seu negócio.
Ninguém que possui um negócio acha que ele se sustenta sozinho, com base no sonho de empreender. Para tanto, é preciso, depois do sonho, pensar nele: como será, o que venderá, qual a missão e visão do estabelecimento, da sua marca?
É somente pensando e planejando que a empresa poderá ter fundamentos para crescer com sucesso, pois assim serão estabelecidos os processos necessários para chegar lá.
E isso começa pela elaboração e estudo do plano de negócios: este é o documento que, antes de sequer começar as obras e assinatura de contratos, irá servir de guia. É o documento que se elabora considerando aspectos práticos, a fim de entender se o seu sonho é possível para gerar lucro, ou não.
Nesta leitura, iremos explicar o que são, enfim, estes processos e você verá que já tem muitos deles, necessariamente. O que um dono de restaurante precisa é sempre melhorá-los, implementando novas ideias e investindo na qualidade, do treinamento e dos produtos, para oferecer uma experiência inesquecível para o seu cliente.
Plano de Negócios
Já citamos este documento ali em cima, mas ele merece atenção especial. É a partir do estudo deste plano que o empreendedor irá avaliar a viabilidade do seu sonho se tornar um negócio de sucesso.
Num plano de negócios, aspectos práticos, como a economia, o número de pessoas que precisa ser atendida para cobrir os custos e gerar lucro, a precificação dos produtos, o local onde a empresa será instalada.
São muitos aspectos que precisam ser colocados no papel, para traçar este plano: só vai alcançar o sucesso aqueles que tiverem um rumo definido e estiverem cientes de todas as dificuldades que poderão encontrar pelo caminho.
Este documento tem como principal objetivo ser o local para errar: ao invés de você fazer estes no dia a dia, quando as contas já estiverem vencendo e o negócio rodando, é feito este estudo para entender se haverá chances de o seu estabelecimento alcançar o sucesso, traçando metas e objetivos.
Marca
Saber o que você vai vender e como é o segundo passo: e já deve ser algo, inclusive, que consta no plano de negócios. Para isto, basta voltar ao seu sonho: por que, afinal, você abriu um restaurante? Para unir as pessoas, para servir alegria, para que a comida aqueça os corações dos clientes?
Esta ideia, que parece boba, tem, na verdade, muito poder. É com base no que a sua marca irá inspirar que os clientes se conectarão com vocês. E, pense bem: um restaurante só tem sucesso se vender e obter lucro. E, para isso, você precisa conquistar e fidelizar o cliente.
E como fazer isso? Sendo honesto e transparente. Ou seja, o cliente precisa sentir que tudo que está no seu restaurante respira a sua marca:
- o atendimento;
- o ambiente;
- os detalhes na decoração;
- a logomarca nos guardanapos e pratos;
- o produto;
- a experiência.
Uma marca forte fideliza o cliente com facilidade e, para ser forte, é preciso colocar toda a inspiração em cada cantinho do seu estabelecimento.
Como começar?
- Elabore a visão: onde sua empresa quer chegar? Quais as metas para os próximos anos?
- Pense na missão: por que a sua empresa existe? Por que ela nasceu?
- Determine os valores: em quais valores e crenças todas as ações e decisões da empresa serão baseadas?
Com isso, a escolha dos funcionários e do gerente ficará mais fácil, pois você pode contratar pessoas que pensem como a marca.
Entendeu por que chamamos todos estes aspectos de processo? É um engatando no outro, a fim de alcançar o sucesso.
Gerente e equipe de funcionários
Sozinho não se vai a lugar algum e é por isso que a seleção eficaz das pessoas que irão realizar o seu sonho junto com você é essencial. Se os valores já estão determinados e a missão e visão também estão de acordo com a pessoa a ser contratada: retenha-a.
É fundamental que a equipe de funcionários vibre de igual maneira que o dono e a empresa, considerando-a uma pessoa.
Assim, o gerente atua como um meio termo, de acordo com as suas obrigações e direitos, entre o dono e os demais membros da equipe.
Uma vez que todos estejam em consonância, o próximo passo é treiná-los, para que conheçam o modelo de servir e todos os produtos, além de entenderem que a hierarquia do restaurante deve ser seguida, para que todos entendam como administrar uma cozinha, sem maiores impasses.
Treinamento
As bases para o treinamento eficaz tem o foco sempre na experiência do cliente: você está ali para servi-lo. E ele já te procurou porque quer compartilhar da missão e dos valores da sua marca e está te ajudando a atingir as metas projetadas com a visão.
A importância de saber o que se quer servir precisa estar contemplada, o tempo todo, no treinamento da equipe. Pensar a partir do ponto de vista do cliente é o passo fundamental para que o treinamento dê resultados: e resultado é lucro.
Lucro só vem com a venda certa, para a pessoa certa, sem forçar a barra. E o lucro continua vindo se esse cliente voltar muitas vezes para o seu estabelecimento. Encante-o prestando um serviço de qualidade, através do seu time de funcionários.
Observação das regras sanitárias
Um restaurante bem administrado, que alcança o sucesso, só chega lá se observar as regras sanitárias, pois é importante que não haja desperdícios com produtos vencidos e, muito menos, que os seus clientes sofram uma intoxicação alimentar.
Um restaurante de sucesso conhece e aplica todas as regras sanitárias, garantindo a segurança que o cliente espera ao se alimentar fora de casa - por qual outro motivo ele deixaria de comer em casa? - e a qualidade padrão, também.
Evitar desperdícios e intoxicação elimina o risco de morte do seu restaurante.
Lembre-se que os clientes podem deixar o seu estabelecimento sendo promotores da sua marca (o famoso e eficiente boca a boca) ou detratores: quem irá destruir a sua imagem. Portanto, foque sempre em todos os itens, mantendo elevado o padrão, para que o cliente saia sempre promovendo o seu estabelecimento.
Controle de Estoque
O controle de estoque é outro aspecto essencial para um restaurante de sucesso, pois este é o setor que irá influenciar diretamente nos custos e, portanto, na sua margem de lucro. Ou seja, para entender como administrar financeiramente um restaurante, o dono precisará de um controle de estoque eficiente.
Manter as validades em ordem, para usar os produtos que vencem primeiro e realizar contagem, antes de fazer o pedido, garantem um custo ajustado às necessidades do estabelecimento, sem exageros para mais nem para menos.
Com estes números sempre bem alinhados, o dono do restaurante poderá ter uma dimensão dos números que estão por volta do seu negócio. E só quem mede, tem sucesso, pois dá margem para tomar as decisões importantes com segurança.
Um restaurante de sucesso é uma empresa que é coesa, ou seja, que dá atenção para todos os detalhes, considerando partes de um todo. Cada setor e aspecto da administração deve ser contemplado, para que o restaurante chegue ao sucesso mais rápido que o resto da concorrência.
Hoje em dia, inclusive, há app para ajudar a administrar restaurantes, sendo que muitos deles geram relatórios essenciais para uma boa administração, como é o caso do cardápio digital, por exemplo.
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