A administração de um restaurante não é uma tarefa fácil. Ela requer uma série de deveres diários que consistem em processos obrigatórios, geralmente separados por setores, para organizar o estabelecimento e receber os clientes.
O foco deste artigo será a cozinha do restaurante, pois sabemos da importância de um dos locais que mais demandam atenção, visto que precisa estar abastecido, organizado e limpo.
Um método muito utilizado, que reduz as chances de falhas na hora da organização e ajuda a criar um padrão, é o checklist. Um checklist para cozinha de restaurante é a ferramenta ideal para ajudá-lo na gestão, bastando criá-lo a partir dos produtos e procedimentos indispensáveis no seu negócio.
Desse modo, confere-se cada item e, caso esteja tudo certinho, basta passar para os próximos da listagem.
E, se você não sabe exatamente como montar esse checklist, fique tranquilo que vamos ajudá-lo a estabelecer as principais categorias para a lista de checagem, otimizando a cozinha do seu restaurante ainda mais!
Conferência de ingredientes
Antes de iniciar o expediente, é importante conferir a quantidade disponível de ingredientes para a preparação dos pratos. O ideal é que seja feito na noite anterior, pois assim é garantido que haverá produtos descongelados, por exemplo, para o próximo serviço/turno.
Esse tipo de conferência é muito simples, pois, geralmente, o restaurante já possui um controle de estoque, sendo mínimos os riscos de faltar algum elemento de preparo.
Para isso, basta consultar o responsável pela gestão de estoque e checar os itens que serão utilizados no cardápio do dia.
Nesse caso, é opcional fazer um checklist de todos os itens do estoque que serão utilizados, pois, como dito anteriormente, provavelmente você já dispõe de um controle próprio.
Conferência de equipamentos
Esse checklist já é muito comum entre os gestores e chefes, mas é sempre bom lembrar da sua relevância!
Os equipamentos da cozinha que serão utilizados para o preparo dos pratos devem ser conferidos individualmente e de forma minuciosa.
Itens como geladeiras, fogões, coifas, estufas, lâmpadas, liquidificadores e batedeiras, chapas, fritadeiras e todos os elétricos devem estar devidamente funcionando para que não atrapalhem o andamento da cozinha e saída dos pratos.
Conferência de limpeza
A limpeza na cozinha é fundamental. Além de ser necessário seguir as normas da vigilância sanitária, é preciso conferir se todos os materiais estão devidamente limpos.
Por exemplo, você deve verificar a limpeza:
- da entrada da cozinha;
- dos pisos;
- das paredes;
- do teto;
- dos utensílios, como os fogões, coifas, pias, entre outros equipamentos.
Lembre-se de higienizar e sanitizar os alimentos, eles precisam estar limpos e bem conservados para serem utilizados!
E, se tudo isso estiver documentado numa lista, como estamos sugerindo, fica mais fácil de cumprir todos os itens, certo?
Conferência de manipuladores de alimentos
Os chefes, cozinheiros e auxiliares de cozinha também possuem um tipo de verificação diária.
Todos precisam estar vestindo uniformes limpos e utilizar a touca. Não devem possuir feridas abertas, precisam lavar as mãos com frequência e manter unhas limpas, além de estar com treinamentos em dia.
Lembre-se de proibir qualquer funcionário com doenças contagiosas dentro da cozinha, para que não contamine os alimentos nem os outros colegas.
Faça com que o doente procure um médico e repouse até estar apto a trabalhar novamente, de forma segura para todos.
Prepare o checklist da sua cozinha
Cada negócio tem uma dimensão, equipamentos específicos, características e uma maneira única de organizar a cozinha do restaurante.
Isso quer dizer que preparar uma lista de checagem é muito particular para cada estabelecimento, mas o lado bom é que ela pode ser personalizada, visto que uma casa de sushi tem prioridades diferentes de uma pizzaria, por exemplo.
Inicialmente, você precisará de paciência para criar a sua própria lista, anotando cada item que necessita ter o funcionamento e limpeza impecáveis, além de serem verificados diariamente.
Tenha um auxiliar de cozinha com quem possa contar tanto para criar o checklist perfeito quanto para fazer a conferência. Essa pode ser uma tarefa de responsabilidade do gerente do seu restaurante, se ele for de sua confiança.
Siga as nossas dicas acima e capriche na organização que vai dar tudo certo!
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