7 Maneiras fáceis de aumentar as vendas do seu Restaurante

Se você está procurando por maneiras fáceis de aumentar as vendas do seu restaurante, essas dicas são para você!

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Há diversas maneiras de fazer o faturamento do seu bar ou restaurante aumentar e, o melhor de tudo, é que essas maneiras são bastante simples de implementar. Você provavelmente já pensava e investia em algumas delas, como, por exemplo, o marketing digital. O marketing é uma das primeiras coisas que um empresário investe para começar e promover seu negócio.

Porém, essa é apenas uma maneira dentre muitas outras para atrair clientes ao seu restaurante. Não basta fazer um bom marketing, é preciso também oferecer um serviço de qualidade. Afinal, você precisa ter a estrutura necessária para atender à maior quantidade de clientes que virão. Não basta querer atender em maior quantidade se for para receber reclamações de um serviço de má qualidade, não é mesmo?

Faça uma observação (caso ainda não tenha feito) de como está o movimento atual do seu estabelecimento. Note o tempo médio de entrada, atendimento e saída de cada cliente, assim como o tempo para fazer e receber os pedidos. Isso lhe dará uma boa ideia da estrutura que tem para aumentar o movimento do seu restaurante. A partir disto, você pode começar a investir nessas ideias e tornar seu restaurante ainda melhor!

1. Sistema para Restaurante

Implementar um sistema para restaurantes na verdade engloba as opções que vamos descrever em seguida, tais como a utilização do cardápio digital, da comanda eletrônica, e de um sistema de delivery. Contudo, é importante ressaltar aqui que ao começar a utilizar um sistema para restaurantes, você tem muitas vantagens. Dentre elas:

  • Maior eficiência no atendimento
  • Aumento de faturamento
  • Maior satisfação dos clientes e dos funcionários
  • Rapidez para fazer e entregar os pedidos

Mais do que isso, é possível implementar sistemas próprios para gestão de restaurantes, bares, cafeterias, sorveterias, entre muitos outros tipos de estabelecimentos. E agora que você já sabe os benefícios de ter um sistema próprio, aqui estão mais dicas que irão atrair clientes e aumentar as vendas do seu restaurante!

2. Cardápio Digital

cardapio digital

Nos dias de hoje, investir em tecnologia é um grande passo para melhorar qualquer negócio e, claramente, o ramo dos restaurantes não ia ficar de fora. O cardápio digital é um recurso que chegou para ficar. Ele funciona de maneira simples, prática e intuitiva. Qualquer cliente consegue se adaptar e utilizar com facilidade.

Por ter um design fácil de visualizar e sem a necessidade de ter que esperar por um garçom sempre que quiser fazer algum pedido, o cliente se sente mais confortável para pensar com calma e escolher sua refeição. Dessa maneira, também acaba lendo melhor o menu e pedindo mais opções que de outra forma não adicionaria em seu pedido.

Além disso, você pode ainda investir em opções diferenciadas no cardápio do seu restaurante. Opções que só o seu restaurante oferece! Pratos únicos são um grande atrativo e com certeza irão atrair mais pessoas, aumentando assim o seu faturamento médio.

3. Comanda Eletrônica

Apesar de necessitar de uma equipe de atendimento bem treinada, a comanda eletrônica também facilita a retirada de pedidos e, consequentemente, aumenta o faturamento. Com ela é bastante fácil de o atendente fazer, cancelar e corrigir pedidos. Assim como também facilita para alterar as informações em casos de troca de mesa e fechar ou re-abrir contas a partir do aplicativo. Isso tudo feito através de um smartphone ou tablet sem sair do lado do cliente!

4. Gestão Eficiente

Não basta só ter a tecnologia a seu favor já que esta não faz todo o trabalho sozinha. Por isso, contrate pessoas responsáveis e experientes para que o seu restaurante funcione de maneira apropriada. Melhor ainda se você conseguir pessoas específicas para cuidar de cada função! Ao invés de contratar um gerente e deixar que tudo caia sobre este, divida as responsabilidades entre um gestor administrativo, um gestor para a cozinha, um chefe de garçons, e assim por diante.

5. Promoções

Não há dúvida alguma de que todo mundo adora uma boa promoção, ainda mais como uma desculpa para comer fora de casa. O importante a se ter em mente quando trabalhando com promoções é achar um equilíbrio entre o barato suficiente para aumentar o consumo, mas ao mesmo tempo sem parecer suspeito de ser um produto de baixa qualidade.

Você pode trabalhar com promoções diárias, por exemplo, cada dia da semana um produto específico em promoção. Promoções cumulativas também funcionam bem: após um determinado número de compras, o cliente ganha algum brinde ou desconto. Fazer combos de refeição e bebida sempre é uma ótima opção. E outra ideia ainda é utilizar cupons via redes sociais!

Mais que isso, faça um bom proveito de datas comemorativas, tais como dia dos namorados, dia das mães, páscoa, etc. Nessas datas você pode não apenas fazer promoções especiais, como “traga sua mãe e ganhe 50% de desconto”, mas você pode também investir em itens únicos no menu. Os clientes adoram quando essas datas oferecem opções diferentes para tornar a celebração ainda mais especial!

6. Entrega em Casa (Delivery)

Por mais que as pessoas gostem de sair de casa e ter uma experiência única dentro do restaurante, ainda há muitas pessoas que preferem a praticidade de ficar em casa e esperar que a comida vá até elas. Para essas pessoas, se o seu restaurante oferece o delivery a uma taxa acessível, você com certeza fará sucesso.

Isso sem contar as pessoas que precisam trabalhar até mais tarde e optam por pedir comida para sobreviver às horas extras. A praticidade de um cardápio digital combinado com a opção de delivery é sucesso garantido. Mas novamente vamos destacar: certifique-se de que o seu restaurante tem a estrutura necessária para fornecer esse serviço com máxima qualidade!

7. Trabalhe o Cardápio

cardápio digital

Para aumentar o faturamento do seu restaurante, você precisa também trabalhar no cardápio. E o que isso significa? Basta você fazer com o cardápio seja atraente suficiente para que os clientes consumam mais. Há dois pontos principais para você praticar no seu menu:

  • Descrição dos produtos
  • Evitar destacar o preço

Vamos explicar melhor: a descrição dos produtos faz bastante diferença na hora que o cliente está escolhendo o que consumir. Uma descrição “romantizada” será um grande atrativo, então ao invés de simplesmente descrever os ingredientes, use algo como “essa deliciosa combinação de sabores será uma incrível experiência em seu paladar”.

Além disso, não use cifrão (nem preços por escrito) no cardápio! Ao colocar o preço de maneira tão clara e explícita você apenas está lembrando o cliente do quanto ele irá gastar e isso fará com que ele peça menos opções. Por isso, evite a utilização de preços no cardápio e foque na descrição dos produtos!

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