A administração de restaurantes e bares é uma missão desafiadora, mas pode se tornar mais tranquila quando os gestores estão dispostos a seguir e respeitar pontos essenciais dos processos.
Primeiro de tudo, você deve saber o que é uma gestão de bar e restaurante. O termo se refere a um conjunto de ações executadas por uma pessoa ou por um grupo específico de pessoas que envolvem, entre outras coisas, o controle atento de estoque (principalmente em caso de itens perecíveis) e a supervisão do trabalho dos colaboradores em termos de segurança e adequação às leis trabalhistas.
Elas também estão relacionadas ao respeito criterioso das leis sanitárias e tributárias e, sem dúvida, à administração financeira dos negócios.
Confira agora dicas valiosas que podem ajudar você na gestão de um empreendimento de sucesso.
Como gerenciar um restaurante e bar?
A gestão começa antes mesmo de o espaço estar em funcionamento! Quem assume essa tarefa tem algumas “obrigações” logo de cara. São elas:
- Estudar e conhecer o mercado, arredores do ponto e clientela.
- Monitorar tendências.
- Traçar um plano de negócios e planejar atividades cotidianas.
- Definir metas realistas e serem cumpridas.
- Listar fornecedores.
- Contratar, treinar e capacitar colaboradores.
- Adequar cada detalhe às leis válidas na cidade, estado e no País.
- Analisar a concorrência. Isso vai te ajudar até mesmo a saber como inovar em restaurantes e bares.
- Reservar dinheiro e planejar controle de caixa.
- Manter funcionários sempre atualizados.
- Tomar decisões sempre com base na identidade do bar ou restaurante.
- Preocupar-se com os interesses e as necessidades dos clientes.
- Executar mudanças em etapas e de forma gradual.
- Envolver toda a equipe nas mudanças e nos processos, deixando claro por que eles acontecem.
- Motivar e engajar colaboradores.
- Manter por perto os fornecedores parceiros, com bons prazos e preços, mas disponíveis para negociar (selecionados a partir da lista feita antes da abertura do foodservice).
- Estar atento à higiene dentro e fora da cozinha, no ambiente, no uniforme e até mesmo nos hábitos durante o expediente de quem representa a sua marca.
Aprender a gerenciar um restaurante é o início de uma trajetória que pode ser marcada pelo sucesso!
O que fazer para ter sucesso com restaurantes e bares?
Além do já mencionado anteriormente, se você quer administrar um estabelecimento bem-sucedido priorize:
- qualidade do atendimento;
- um bom controle de estoque;
- máximo controle das finanças; e
- a sua evolução profissional como gestor.
Esses tópicos são tão importantes que até separamos dicas sobre como melhorar em cada um deles. Veja!
Qualidade do atendimento
Nenhum gestor de bar ou restaurante se surpreenderia ao ler que a qualidade de pratos e bebidas servidos aos clientes precisa ser excelente. No entanto, muitos ainda ficam espantados ao saber que os consumidores têm exigido os mesmos níveis de qualidade também no atendimento.
Vivemos a era da experiência!
Para garantir qualidade no seu atendimento, treine e atualize cada colaborador. Mais do que isso, defina abordagens e até um tom de voz padrão para a equipe que lida diretamente com as pessoas que buscam pelo serviço.
Outra dica é monitorar horários de pico e aumentar a quantidade de pessoas trabalhando naqueles horários se julgar necessário. Tudo para evitar qualquer tipo de atrito ou reclamações.
Além disso, pense em maneiras de fazer cada profissional vestir a camisa do negócio e se orgulhar do trabalho. Saber como administrar a equipe de bares e restaurantes é valioso para o sucesso do empreendimento.
Controle de estoque
Para quê faltar se você pode usar espaços e formatos adequados de armazenamento, conservar bem os insumos e ingredientes e nunca precisar dizer a um cliente que o prato ou a bebida que ele pediu está “em falta”?
A ideia não é comprar mais do que o necessário ou fazer pedidos exagerados que vão estragar antes de serem consumidos, mas controlar bem tudo o que você precisa para a sua produção e saber o que tem disponível. Assim, você não deixa faltar nada para os consumidores.
Menos desperdício e mais satisfação!
A estocagem de alimentos de um restaurante envolve o uso de métodos de controle como planilhas ou softwares, passa pelo treinamento de quem trabalha na cozinha e pela organização do estoque e também inclui a elaboração de fichas técnicas para tudo o que está no cardápio. Lembre-se disso.
Cuidado com as finanças
Administradores devem ter uma visão geral do que acontece no bar ou restaurante. Na cozinha, no salão, no delivery (quando houver) e, acima de tudo, no caixa!
De modo geral, você deve entender sobre o lucro real e desejado do seu restaurante, as despesas fixas e variáveis do local e tributos e encargos do negócio.
Uma boa ideia é fazer investimentos em aplicativos de gestão e softwares semelhantes. E que tal aproveitar para integrá-los a um cardápio digital e poder organizar tudo em apenas alguns minutos?
Apostar nesses recursos mais modernos pode ser uma ótima ideia não só para ajudar você na gestão do negócio como também pode ser uma forma de apresentar uma novidade aos clientes.
Não “esteja gestor”, mas seja um gestor
A administração de um foodservice só está completa quando o responsável ou os responsáveis por realizá-la se disponibilizam para conquistar conhecimento e capacitação sobre os temas relacionados à administração e gestão.
É fundamental conhecer esses assuntos a fundo para atuar de forma assertiva.
Por isso, dedique-se aos negócios, mas comprometa-se, acima de tudo, consigo mesmo: capacite-se como gestor e como liderança! E só assuma uma missão dessas se você for realmente apaixonado pelo que vai fazer.
Por fim, escolha um lugar no próprio bar ou restaurante, perto dele ou até mesmo na sua casa para transformar em escritório.
Ter um espaço adequado para ponderar sobre ideias inovadoras, refletir, fazer contas, desenvolver estratégias, receber fornecedores, funcionários ou até mesmo clientes e futuros parceiros é importante nessa trajetória.
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